sicnot

Perfil

Mundo

Drone passa perto de avião da Lufthansa em Varsóvia

Um drone passou a cerca de 100 metros de distância de um avião da companhia alemã Lufthansa, que estava prestes a aterrar no aeroporto de Varsóvia, esta segunda-feira, comunicou hoje a agência polaca de Navegação Aérea.

© Pierre Albouy / Reuters

A aeronave, um Embraer 195, encontrava-se a cerca de 10 quilómetros do aeroporto de Varsóvia, na Polónia, a uma altitude de 700 metros, quando os pilotos avistaram um objeto voador.

Apesar do incidente, o objeto não atrapalhou a normal aterragem do avião da Lufthansa. Apesar disso, as rotas das vinte aeronaves seguintes, que tinham como destino Varsóvia, viram as suas rotas alteradas.

A polícia disse hoje que prendeu o suposto operador do drone, um homem de 39 anos de idade, residente na cidade de Piaseczno, perto do aeroporto da capital polaca (Varsóvia Okecie Airport).

O detido poderá ser acusado de pôr em perigo o tráfego aéreo, crime que pode ser punível com uma pena de até oito anos de prisão.

No ano passado ocorreu um episódio semelhante, em Cracóvia, originando a abertura de uma investigação judicial, que, até hoje, não foi concluída.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.