sicnot

Perfil

Mundo

Mariano Rajoy garante que a Catalunha nunca será independente

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou hoje que a Catalunha "nunca será independente", garantindo que está pronto a responder a qualquer problema causado pelos que procuram separar esta região autónoma de Espanha.

© Susana Vera / Reuters

"Na eventualidade de alguém fazer declarações unilaterais [de independência] sobre assuntos que violam a lei, isso será um ataque frontal (...)", preveniu Rajoy, durante uma conferência de imprensa em Madrid, na que foi a sua referência mais direta ao processo que os independentistas catalães querem lançar.

Os apoiantes de uma separação, do resto de Espanha, desta região rica, com 7,5 milhões de habitantes, uniram-se para apresentar uma lista às eleições regionais de 27 de setembro.

O seu único programa vai ser a realização de um roteiro para a concretização da independência em 18 meses, em caso de vitória nas eleições.

Na segunda-feira, Raul Romeva, antigo deputado europeu e cabeça de lista da coligação independentista, que junta designadamente o presidente conservador catalão Artur Mas e o dirigente do partido de esquerda independentista ERC (Esquerda Republicana pela Catalunha) Oriol Junqueras, afirmou: "Se no processo o Estado espanhol, através de decisões jurídicas ou políticas, bloquear o 'autogoverno' da Catalunha, do governo ou do parlamento catalão, avançaremos com uma declaração de independência".

"Isso seria um ataque frontal às normas de coabitação sem precedente nos países democráticos civilizados", disse hoje Rajoy.

"O Governo não o vai permitir. O Governo está pronto para responder a qualquer problema que seja gerado", insistiu.

"Que os catalães estejam tranquilos (...) a soberania nacional não será quebrada. Que estejam tranquilos, porque não vai haver independência da Catalunha", acrescentou.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.