sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 30 mortos em quatro atentados com veículos armadilhados em Bagdad

Pelo menos 30 pessoas morreram e 81 ficaram feridas hoje na explosão de quatro veículos armadilhados, um dos quais conduzido por um bombista suicida, em Bagdad e na província de Diyala, no leste do Iraque.

© STRINGER Iraq / Reuters

Uma fonte policial indicou que um veículo carregado de explosivos e conduzido por um terrorista suicida deflagrou num posto de controlo das forças de segurança iraquianas na zona de Al-Tarmiya, a 40 quilómetros a norte da capital, matando quatro agentes policiais e ferindo outros dez.

O segundo veículo explodiu numa movimentada rua de comércio no bairro de al-Jadida, no sul da capital iraquiana, e fez 18 mortos e 42 feridos, na maioria civis, precisou um coronel da polícia.

A mesma fonte, citada pela agência de notícias espanhola, Efe, referiu que o atentado causou danos materiais nos edifícios próximos e nas viaturas estacionadas na zona.

A explosão do terceiro veículo armadilhado ocorreu perto de uma gasolineira na zona de Al-Zafaraniya, no sul da cidade, e fez dois mortos e nove feridos, além de danos materiais.

A quarta viatura, detonada numa zona entre as localidades de Baladruz e Mandali, na província de Diyala, situada a nordeste de Bagdad, causou seis mortos e 20 feridos, de acordo com a mesma fonte.

O Iraque trava desde junho de 2014 uma violenta guerra contra a organização 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que conquistou grandes parcelas do território iraquiano e proclamou um califado nas áreas que controla no país e na vizinha Síria.

Na passada sexta-feira, o EI reivindicou um atentado contra um mercado popular em Diyala, que fez cerca de 100 mortos e foi um dos mais sangrentos até agora perpetrados pelos 'jihadistas' no Iraque.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC