sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 30 mortos em quatro atentados com veículos armadilhados em Bagdad

Pelo menos 30 pessoas morreram e 81 ficaram feridas hoje na explosão de quatro veículos armadilhados, um dos quais conduzido por um bombista suicida, em Bagdad e na província de Diyala, no leste do Iraque.

© STRINGER Iraq / Reuters

Uma fonte policial indicou que um veículo carregado de explosivos e conduzido por um terrorista suicida deflagrou num posto de controlo das forças de segurança iraquianas na zona de Al-Tarmiya, a 40 quilómetros a norte da capital, matando quatro agentes policiais e ferindo outros dez.

O segundo veículo explodiu numa movimentada rua de comércio no bairro de al-Jadida, no sul da capital iraquiana, e fez 18 mortos e 42 feridos, na maioria civis, precisou um coronel da polícia.

A mesma fonte, citada pela agência de notícias espanhola, Efe, referiu que o atentado causou danos materiais nos edifícios próximos e nas viaturas estacionadas na zona.

A explosão do terceiro veículo armadilhado ocorreu perto de uma gasolineira na zona de Al-Zafaraniya, no sul da cidade, e fez dois mortos e nove feridos, além de danos materiais.

A quarta viatura, detonada numa zona entre as localidades de Baladruz e Mandali, na província de Diyala, situada a nordeste de Bagdad, causou seis mortos e 20 feridos, de acordo com a mesma fonte.

O Iraque trava desde junho de 2014 uma violenta guerra contra a organização 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que conquistou grandes parcelas do território iraquiano e proclamou um califado nas áreas que controla no país e na vizinha Síria.

Na passada sexta-feira, o EI reivindicou um atentado contra um mercado popular em Diyala, que fez cerca de 100 mortos e foi um dos mais sangrentos até agora perpetrados pelos 'jihadistas' no Iraque.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.