sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro navio com ajuda humanitária da ONU chega ao Iémen

Um navio com ajuda humanitária da ONU atracou hoje no porto de Áden, o primeiro da organização a chegar à cidade do sul do Iémen desde o início do conflito há quase quatro meses, anunciou o governador.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stringer . / Reuters

"É o primeiro navio da ONU que atraca em Áden para entregar ajudar humanitária, desde o início da guerra", desencadeada no final de março pela tomada da cidade por rebeldes xiitas, declarou Nayef al-Bakri aos jornalistas no cais.

O navio foi fretado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), que nas últimas semanas tentou repetidamente fazer chegar ajuda à cidade portuária sem êxito.

Em maio, atracaram em Áden navios enviados pelos Emirados Árabes Unidos.

O cessar-fogo humanitário declarado, no início do mês, pela ONU não foi respeitado.

Durante a última semana, as forças leais ao presidente exilado Abd Rabbo Mansur Hadi reconquistaram a maior parte de Áden, nas mãos dos rebeldes 'huthi' xiitas e aliados.

Lusa

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.