sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena atentado na Turquia

O Conselho de Segurança (CS) da ONU condenou esta quarta-feira "nos termos mais veementes" o ataque suicida de segunda-feira na Turquia, que matou 32 pessoas e atribuído ao grupo Estado Islâmico (EI).

O atentado de Suruç provocou 32 mortos e cerca de 100 feridos.

O atentado de Suruç provocou 32 mortos e cerca de 100 feridos.

© Stringer Turkey / Reuters

Através de uma declaração unânime, os 15 membros do CS "sublinharam a necessidade de fazer comparecer perante a justiça os autores destes inaceitáveis atos de terrorismo", numa referência ao atentado cometido na segunda-feira em Suruç, sul da Turquia.

O texto também manifesta a necessidade em combater "por todos os meios" a ameaça à paz internacional e à segurança provocada pelos atos de terrorismo, designados como "criminosos e injustificáveis, independentemente da sua motivação, e por quem quer que sejam cometidos".

O atentado de Suruç provocou 32 mortos e cerca de 100 feridos. O seu autor fez-se explodir nos jardins do centro cultural desta pequena localidade próxima da fronteira com a Síria.

A polícia identificou-o como um turco de 20 anos, e o Governo tinha prevista uma reunião para hoje destinada a reforçar a segurança na fronteira com a Síria.

Este atentado foi o mais grave cometido na Turquia desde 2013, e caso a sua autoria seja confirmada constituirá o primeiro ataque suicida efetuado pelo EI em território turco.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.