sicnot

Perfil

Mundo

Doação de sémen, o novo "negócio da China"

O Taobao, o maior portal de comércio eletrónico da China, do grupo chinês Alibaba, conseguiu atrair mais de 20.000 dadores de sémen em três dias para um novo serviço.

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Segundo o jornal oficial China Daily, o Taobao fez uma campanha com o maior grupo de laboratórios médicos independentes do país, KingMed Diagnostics, entre quarta e sexta-feira da semana passada, na qual ofereceu pagamentos para participar em bancos de esperma, tendo também vendido testes de paternidade e fertilidade.

Além de captar 22.017 dadores de esperma em 72 horas - pagos com valores entre 3.000 e 5.000 yuan ou entre 440 e 736 euros - o Taobao conseguiu 137 clientes pata testes de paternidade e outros 4.060 para testes de fertilidade.

Segundo os dados divulgados, 69% dos doadores registaram-se nas três maiores cidades do país, Pequim, Xangai e Cantão, e serão em breve chamados para a recolha do sémen.

Já os testes de paternidade vão ser disponibilizados com descontos promocionais. A procura deste tipo de teste é bastante elevada na China, dada a mentalidade tradicional de muitas famílias, para as quais não poder ter filhos pode impedir o matrimónio.

Além disso, os testes de paternidade são parte, também, dos requisitos médicos necessários para obter um "hukou", um rígido sistema de residência que divide a população em agricultores e urbanos, e vincula cada cidadão ao local onde nasceu, tornando quase impossível mudar a identidade adquirida no nascimento.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.