NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

Ilustração da Terra e do seu "primo maior e mais velho", o Kepler 452b

NASA

Os dados recolhidos pelo telescópio Kepler permitiram identificar um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) parecido com a Terra, na zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol, bem como outros 11 planetas, também eles a uma distância dessa estrela que permite a existência de vida.

"Embora este planeta seja 60% maior que a Terra, acreditamos qque pode ter água em estado líquido na superfície e um terreno rochoso", afirmou Nasa em comunicado.

Situado a 1400 anos-luz da Terra, Kepler 452b orbita em torno de uma estrela apenas 10% maior que o Sol e 10% mais brilhante, mas mais velha 1,5 mil milhões de anos. Faz parte de um novo catálogo de 12 exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler.

• Zeca Afonso morreu há 30 anos
  • Compensa comprar a granel?
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"

Opinião

O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

José Gomes Ferreira