NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

Ilustração da Terra e do seu "primo maior e mais velho", o Kepler 452b

NASA

Os dados recolhidos pelo telescópio Kepler permitiram identificar um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) parecido com a Terra, na zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol, bem como outros 11 planetas, também eles a uma distância dessa estrela que permite a existência de vida.

"Embora este planeta seja 60% maior que a Terra, acreditamos qque pode ter água em estado líquido na superfície e um terreno rochoso", afirmou Nasa em comunicado.

Situado a 1400 anos-luz da Terra, Kepler 452b orbita em torno de uma estrela apenas 10% maior que o Sol e 10% mais brilhante, mas mais velha 1,5 mil milhões de anos. Faz parte de um novo catálogo de 12 exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler.

• Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

Caso CGD

A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

• Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
  • A história da guerra em Alepo
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

• Uma "cidade fantasma" na Letónia