NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

Ilustração da Terra e do seu "primo maior e mais velho", o Kepler 452b

NASA

Os dados recolhidos pelo telescópio Kepler permitiram identificar um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) parecido com a Terra, na zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol, bem como outros 11 planetas, também eles a uma distância dessa estrela que permite a existência de vida.

"Embora este planeta seja 60% maior que a Terra, acreditamos qque pode ter água em estado líquido na superfície e um terreno rochoso", afirmou Nasa em comunicado.

Situado a 1400 anos-luz da Terra, Kepler 452b orbita em torno de uma estrela apenas 10% maior que o Sol e 10% mais brilhante, mas mais velha 1,5 mil milhões de anos. Faz parte de um novo catálogo de 12 exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler.

• Marcelo regressa à televisão ao domingo

Programas

Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

Hoje no Jornal da Noite

• Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
  • Descarrilamento de comboio na Índia faz quase 40 mortos

Quase 40 pessoas perderam a vida e mais de 50 ficaram feridas, algumas em estado muito grave, num descarrilamento, no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia. O acidente aconteceu às de sábado e a esta hora as equipas de socorro ainda procuram cadáveres por entre os escombros do que resta do comboio.