NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

Ilustração da Terra e do seu "primo maior e mais velho", o Kepler 452b

NASA

Os dados recolhidos pelo telescópio Kepler permitiram identificar um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) parecido com a Terra, na zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol, bem como outros 11 planetas, também eles a uma distância dessa estrela que permite a existência de vida.

"Embora este planeta seja 60% maior que a Terra, acreditamos qque pode ter água em estado líquido na superfície e um terreno rochoso", afirmou Nasa em comunicado.

Situado a 1400 anos-luz da Terra, Kepler 452b orbita em torno de uma estrela apenas 10% maior que o Sol e 10% mais brilhante, mas mais velha 1,5 mil milhões de anos. Faz parte de um novo catálogo de 12 exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler.

• "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"

Opinião

Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

Miguel Sousa Tavares

• "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"

O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

• "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"