sicnot

Perfil

Mundo

Polícia interceta autocarro com 19 crianças no sul de Angola para trabalho infantil

A Polícia angolana impediu o transporte de 19 menores, que estavam a ser levadas para a província do Namibe, supostamente para trabalhos forçados, disse hoje à agência Lusa fonte do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

© Finbarr O'Reilly / Reuters

Segundo o porta-voz do SIC, Cristiano Francês, alertada por uma denúncia a polícia deteve em flagrante, por volta da 21:00 de quarta-feira, a viatura que transportava os menores, com idades inferiores a 15 anos para localidades próximas da comuna da Lucira, sul do país.

Cristiano Francês acrescentou que as crianças eram provenientes de Capunda Cavilongo, província da Huíla e estavam a ser transportados num autocarro privado (empresa Socolil), para fazendas na comuna de Lucira.

Em 2013, um camião com 54 crianças foi intercetado pela polícia angolana no sul de Angola, quando presumivelmente se dirigiam para a apanha de tomate, onde iriam trabalhar como mão-de-obra barata.

As crianças, com idades entre os oito e dez anos, eram provenientes do município da Chibia, província da Huíla, e tinham como destino fazendas de tomate na comuna da Lucira, entre o Namibe e Benguela, no sul de Angola.

Na altura, o chefe dos serviços do Instituto Nacional da Criança, Mário Tchova, disse que o fenómeno era recorrente, havendo informações sobre crianças retiradas do interior, concretamente da Huíla, para trabalharem em fazendas junto dos vales do rio Berro e Giraul, nos arredores do Namibe.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01