sicnot

Perfil

Mundo

Famílias de 153 chineses condenados a perpétua em Myanmar pedem ajuda a governo

Um grupo de 90 familiares de 153 chineses condenados a prisão perpétuaem Myanmar, antiga Birmânia, por abate ilegal de árvores concentrou-se junto à sede de um governo regional para pedir ajuda, informa hoje o diário Global Times.

© Stringer . / Reuters

O grupo concentrou-se nos arredores da sede do governo de Tengchong, situado a cerca de 50 quilómetros da fronteira com Myanmar, mas não chegou a ser atendido pelas autoridades locais chinesas, contou ao diário Duan Liying, uma das manifestantes, mulher de um dos condenados a prisão perpétua.

"O governo de Tengchong disse-nos várias vezes que esperamos ter mais informação sobre a detenção, que creio que é injusta", afirmou Duan.

Um tribunal da cidade de Myitkyina, capital do estado de Kachin, condenou na quarta-feira a prisão perpétua 153 cidadãos chineses por abate ilegal de árvores e sentenciou outros dois, menores de idade, a dez anos de prisão.

O governo civil birmanês, que herdou o poder da extinta junta militar em 2011, proibiu no ano passado a exportação de madeira em bruto na tentativa de controlar a indústria madeireira.

A China é o principal destino da madeira de Myanmar.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC