sicnot

Perfil

Mundo

Sismo atinge capital do Paquistão

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Ritcher atingiu hoje Islamabad, capital do Paquistão, de acordo com o Serviço de Geologia dos Estados Unidos da América.

© Fayaz Aziz / Reuters

O tremor de terra foi sentido pelos residentes da capital paquistanesa à 01:59 da madrugada, hora local (20:59 TMG).

O epicentro localizou-se 15 quilómetros a nordeste de Islamabad e foi localizado a uma profundidade de 26 quilómetros, segundo o Serviço de Geologia dos Estados Unidos da América (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Não há registos imediatos de mortos, feridos ou danos graves.

O Paquistão atravessa parte da fronteira onde as placas tectónicas da Índia e da Eurásia se encontram, tornando o país suscetível a terremotos, adianta a agência France Presse.

Em setembro de 2013, um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter, atingiu a localidade de Awaran, na província do Baluchistão, destruiu várias casas e foi sentido na Índia e no Irão vizinhos provocando, pelo menos, 370 mortos e deixando 100 mil pessoas desalojadas.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.