sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 21 mortos em ataque de islamitas do Boko Haram na Nigéria

Pelo menos 21 pessoas morreram na sexta-feira num novo ataque de presumíveis islamitas radicais do Boko Haram numa aldeia do Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, relataram hoje vários habitantes.

© Akintunde Akinleye / Reuters

"Os terroristas atacaram Maikadiri cerca das 09:00 (de sexta-feira, mesma hora em Lisboa) e atiraram sobre cidadãos. (...) Mais de 20 pessoas foram mortas", relatou Simon Templer, um habitante da aldeia refugiado em Maiduguri, a capital do Estado onde um responsável da polícia confirmou o ataque.

Os atacantes "sitiaram [a aldeia] à luz do dia, porque não há soldados nem polícias por perto. Nós contámos 21 corpos após o ataque", disse Markus Ali, outro residente.

"A minha mãe, que é idosa, ainda está escondida no mato, a maior parte das pessoas da nossa comunidade fugiu e muitas casas e lojas foram queimadas", acrescentou.

A aldeia de Maikadari fica no distrito de Askira, no sul do Estado de Borno, perto da floresta de Sambisa, um dos antros históricos do grupo islamista Boko Haram.

Os militares nigerianos realizaram vários ataques para desalojar o grupo nos últimos meses, e inclusivamente libertaram dezenas de mulheres e de crianças mantidas em cativeiro.

No entanto, vários governadores do nordeste afirmaram esta semana que o Boko Haram continuava a ocupar esta vasta floresta.

Os ataques do Boko Haram e a repressão da revolta pela polícia causaram mais de 15.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados na Nigéria desde 2009.

Uma nova vaga de violência causou mais de 800 mortos depois da investidura, no final de maio, do novo Presidente Muhammadu Buhari, que fez a luta contra os islamitas a prioridade do seu mandato.

Lusa

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.