sicnot

Perfil

Mundo

Polícia turca dispersa manifestação contra o grupo Estado Islâmico em Ancara

A polícia turca dispersou hoje, com canhões de água, uma manifestação contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), em Ancara, e fez várias detenções, noticiou a agência noticiosa francesa AFP.

© Stringer Turkey / Reuters

Centenas de pessoas protestaram contra o atentado bombista de segunda-feira, atribuído ao EI, e que causou 32 mortos em Suruç, junto à fronteira com a Síria, e contra o governo do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

A polícia, em número muito superior aos manifestantes, interveio com canhões de água e gás pimenta para dispersar o protesto.

De acordo com os 'media' turcos, a polícia deteve cerca de 30 pessoas.

As autoridades turcas têm demonstrado pouca tolerância relativamente aos protestos contra a campanha de violência dos 'jihadistas', apesar de estar a bombardear alvos do EI na Síria.

Os manifestantes acusaram o governo turco de permitir a entrada de combatentes do EI na Turquia.

As autoridades de Istambul proibiram hoje uma "marcha da paz" contra os 'jihadistas", prevista para domingo na cidade, evocando razões de segurança e perturbações do tráfego.

Em Gazi, no distrito de Istambul, a polícia usou canhões de água para dispersar uma marcha em memória de Gunay Ozaslan, ativista de esquerda morto na sexta-feira durante uma operação policial, disse a agência noticiosa turca Dogan.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.