sicnot

Perfil

Mundo

Rei da Arábia Saudita chega a França para férias envoltas em polémica

O rei Salman, da Arábia Saudita, chega hoje à Riviera francesa para três semanas de férias, com o encerramento da praia em frente à sua casa de campo a causar polémica entre os habitantes locais.

A visita do rei, com uma comitiva de cerca de 1.000 pessoas, vai favorecer a economia local, mas o encerramento da praia pública, com a concordância das autoridades, para a privacidade e a segurança da comitiva real provocou o descontentamento dos habitantes locais.

As autoridades encerraram hoje de manhã uma faixa de cerca de um quilómetro em redor da praia para impedir a ocupação da área.

A proibição de aproximação pelo mar a menos de 300 metros da casa de campo também entrou hoje em vigor.

O rei Salman deve chegar de avião privado hoje à tarde ao aeroporto de Nice e segue diretamente para a casa privada em Vallauris, na Riviera, entre Antibes e Marselha.

O círculo íntimo do rei será colocado na casa de campo privada da família, enquanto cerca de 700 outros membros da comitiva serão acomodados em hotéis de luxo em Cannes.

Centenas de outros sauditas seguem o rei nas férias - como é tradição --, aumentando o número de cidadãos sauditas que inundam os 'resorts' das praias do sul da França.

Para Michel Chevillon, presidente de uma associação que representa os gerentes de hotel em Cannes, esta é uma boa notícia porque, "são pessoas com grande poder de compra que irão animar não só a indústria hoteleira de luxo, mas também o setor de turismo da cidade".

No entanto, mais de 100.000 pessoas assinaram uma petição que protesta contra a "privatização" da praia em frente da casa de campo do rei saudita e o descontentamento aumentou devido aos trabalhos de construção ilegal na casa de campo.

Trabalhadores tentaram instalar uma cerca para fechar o acesso à praia durante a estadia do rei, mas as autoridades locais impediram e foi retirado um passadiço de metal aparafusado aos penhascos, sobre os quais a casa está construída.

Uma plataforma de cimento foi também construída na praia para um elevador entre a praia e a casa, com a autorização das autoridades, desde que o elevador seja removido após a visita.

"Estamos doentes e cansados com esta brincadeira", disse uma habitante, antes da visita.

"Eu percebo que tenham de garantir a segurança, mas deveriam deixar-nos ir dar um mergulho", acrescentou.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00