sicnot

Perfil

Mundo

Merkel pede a Ancara para manter processo de paz com os curdos

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu hoje ao primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, apoio na luta contra o terrorismo e exortou-o a "não desistir do processo de paz com os curdos apesar das dificuldades".

© Axel Schmidt / Reuters

Merkel telefonou a Davutoglu depois de caças turcos terem atacado posições da guerrilha curda no norte do Iraque e de o partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ter anunciado o fim de um cessar-fogo que mantinha há dois anos.

O governo alemão assinalou, em comunicado, que o primeiro-ministro turco explicou à chanceler os avanços na luta contra o terrorismo após um atentado na cidade de Suruç, perto da fronteira síria, atribuído ao movimento Estado Islâmico, que provocou pelo menos 32 mortos e cerca de 100 feridos entre apoiantes da causa curda. Ao atentado seguiram-se outros ataques contra forças de segurança turcas.

A comunidade curda da Turquia acusa o governo de apoiar os 'jihadistas', o que Ancara desmente.

Merkel garantiu a Davutoglu "a solidariedade e apoio" da Alemanha na luta contra o terrorismo e pediu-lhe para respeitar "o princípio da proporcionalidade na aplicação das medidas necessárias".

Neste contexto, a chanceler alemã instou o dirigente turco a manter o processo de paz com os curdos, aparentemente interrompido depois dos bombardeamentos de Ancara a posições do PKK e de um atentado registado no sábado à noite na província de Diyarbakir, uma região maioritariamente curda no sul da Turquia.

O atentado, que provocou a morte de dois soldados turcos e feriu quatro, foi atribuído por Ancara à guerrilha curda e foi entretanto reivindicado pelo movimento separatista curdo.

Merkel e Davutoglu concordaram que os ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos dois países devem manter contactos e reforçar a cooperação na luta contra o terrorismo 'jihadista' e na forma de enfrentar a situação dos refugiados.

Paralelamente aos ataques a bases do PKK, a Turquia anunciou no sábado ter intensificado a luta contra o Estado Islâmico, bombardeando posições 'jihadistas' no norte da Síria.

Lusa

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.