sicnot

Perfil

Mundo

Obama realiza primeira visita de um líder norte-americano à Etiópia

Barack Obama chega hoje à Etiópia para a primeira visita de um Presidente norte-americano à segunda nação mais populosa de África, considerada como um aliado na luta contra o terrorismo.

© Thomas Mukoya / Reuters

Obama, que chegou ao Quénia na sexta-feira, parte hoje para Adis Abeba, capital da Etiópia, para uma visita de dois dias em que fará o primeiro discurso de um líder norte-americano perante a União Africana, um bloco de 54 membros.

"É a primeira vez que um Presidente [norte-americano] no ativo visita a Etiópia. Vai elevar a relação entre os dois países a outro nível", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tewolde Mulugeta.

Obama deverá discursar na sede da União Africana, um edifício reluzente construído por empresas chinesas, na terça-feira, uma cerimónia que encerra a sua visita a África.

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, classificou a visita como "histórica" e como "um passo concreto para ampliar e aprofundar as relações entre a União Africana e os Estados Unidos".

Obama deve também encontrar-se com mediadores do processo de paz com o Sudão do Sul, a nação mais jovem do mundo, envolvida numa guerra civil de 19 meses.

Lusa

  • Obama fala em assunto tabu no Quénia
    1:54

    Mundo

    Barack Obama abordou um assunto tabu no Quénia, onde se encontra em visita oficial. O Presidente dos Estados Unidos defendeu a igualdade de direitos para os homossexuais num país em que as relações entre pessoas do mesmo sexo são crime. Obama teve um dia marcado por cerimónias, depois de ter jantado com a família do pai.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.