sicnot

Perfil

Mundo

Obama realiza primeira visita de um líder norte-americano à Etiópia

Barack Obama chega hoje à Etiópia para a primeira visita de um Presidente norte-americano à segunda nação mais populosa de África, considerada como um aliado na luta contra o terrorismo.

© Thomas Mukoya / Reuters

Obama, que chegou ao Quénia na sexta-feira, parte hoje para Adis Abeba, capital da Etiópia, para uma visita de dois dias em que fará o primeiro discurso de um líder norte-americano perante a União Africana, um bloco de 54 membros.

"É a primeira vez que um Presidente [norte-americano] no ativo visita a Etiópia. Vai elevar a relação entre os dois países a outro nível", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tewolde Mulugeta.

Obama deverá discursar na sede da União Africana, um edifício reluzente construído por empresas chinesas, na terça-feira, uma cerimónia que encerra a sua visita a África.

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, classificou a visita como "histórica" e como "um passo concreto para ampliar e aprofundar as relações entre a União Africana e os Estados Unidos".

Obama deve também encontrar-se com mediadores do processo de paz com o Sudão do Sul, a nação mais jovem do mundo, envolvida numa guerra civil de 19 meses.

Lusa

  • Obama fala em assunto tabu no Quénia
    1:54

    Mundo

    Barack Obama abordou um assunto tabu no Quénia, onde se encontra em visita oficial. O Presidente dos Estados Unidos defendeu a igualdade de direitos para os homossexuais num país em que as relações entre pessoas do mesmo sexo são crime. Obama teve um dia marcado por cerimónias, depois de ter jantado com a família do pai.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.