sicnot

Perfil

Mundo

Obama realiza primeira visita de um líder norte-americano à Etiópia

Barack Obama chega hoje à Etiópia para a primeira visita de um Presidente norte-americano à segunda nação mais populosa de África, considerada como um aliado na luta contra o terrorismo.

© Thomas Mukoya / Reuters

Obama, que chegou ao Quénia na sexta-feira, parte hoje para Adis Abeba, capital da Etiópia, para uma visita de dois dias em que fará o primeiro discurso de um líder norte-americano perante a União Africana, um bloco de 54 membros.

"É a primeira vez que um Presidente [norte-americano] no ativo visita a Etiópia. Vai elevar a relação entre os dois países a outro nível", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tewolde Mulugeta.

Obama deverá discursar na sede da União Africana, um edifício reluzente construído por empresas chinesas, na terça-feira, uma cerimónia que encerra a sua visita a África.

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, classificou a visita como "histórica" e como "um passo concreto para ampliar e aprofundar as relações entre a União Africana e os Estados Unidos".

Obama deve também encontrar-se com mediadores do processo de paz com o Sudão do Sul, a nação mais jovem do mundo, envolvida numa guerra civil de 19 meses.

Lusa

  • Obama fala em assunto tabu no Quénia
    1:54

    Mundo

    Barack Obama abordou um assunto tabu no Quénia, onde se encontra em visita oficial. O Presidente dos Estados Unidos defendeu a igualdade de direitos para os homossexuais num país em que as relações entre pessoas do mesmo sexo são crime. Obama teve um dia marcado por cerimónias, depois de ter jantado com a família do pai.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.