sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede libertação de jesuíta italiano raptado na Síria

O Papa Francisco apelou hoje, durante a oração do Angelus, no Vaticano, à libertação de um jesuíta italiano, o padre Paolo Dall'Oglio, raptado na Síria há dois anos.

Andrew Medichini/ AP

O Papa reclamou "um compromisso renovado das autoridades locais e internacionais" para a libertação de todos os reféns.

Perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa usou um 'tablet' para se inscrever nas Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar no próximo ano na Polónia.

"Quis eu mesmo abrir as inscrições e acabo de registar-me como um simples peregrino, graças a este dispositivo eletrónico", disse o papa, cercado por dois jovens.

A 31.ª edição da Jornada Mundial da Juventude está marcada para o verão de 2016, em Cracóvia, a cidade de origem do papa João Paulo II, mentor do evento.

A edição anterior aconteceu em 2013 no Rio de Janeiro, pouco após a eleição de Francisco.

Lusa

  • O perfil de Jorge Bergoglio
    2:08

    Francisco, o novo Papa

    Jorge Bergoglio é o sucessor de Bento XVI. Vai adotar o nome Francisco e é o primeiro argentino a chefiar a igreja católica. O novo Papa é um homem de hábitos simples, filho de um italiano que emigrou para a Argentina é também o primeiro Papa jesuíta.

  • Papa apela à solidariedade entre os jovens
    0:40

    Mundo

    O Papa Francisco apelou à solidariedade dos jovens para com os mais desfavorecidos. No final do dia de visita ao Paraguai, o país com a maior percentagem de católicos na América Latina, Francisco lembrou aos jovens que é necessário lutar por uma vida digna e ajudar aqueles que mais precisam. O Papa terminou assim a visita de três dias ao Equador, Bolívia e Paraguai.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC