sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede libertação de jesuíta italiano raptado na Síria

O Papa Francisco apelou hoje, durante a oração do Angelus, no Vaticano, à libertação de um jesuíta italiano, o padre Paolo Dall'Oglio, raptado na Síria há dois anos.

Andrew Medichini/ AP

O Papa reclamou "um compromisso renovado das autoridades locais e internacionais" para a libertação de todos os reféns.

Perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa usou um 'tablet' para se inscrever nas Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar no próximo ano na Polónia.

"Quis eu mesmo abrir as inscrições e acabo de registar-me como um simples peregrino, graças a este dispositivo eletrónico", disse o papa, cercado por dois jovens.

A 31.ª edição da Jornada Mundial da Juventude está marcada para o verão de 2016, em Cracóvia, a cidade de origem do papa João Paulo II, mentor do evento.

A edição anterior aconteceu em 2013 no Rio de Janeiro, pouco após a eleição de Francisco.

Lusa

  • O perfil de Jorge Bergoglio
    2:08

    Francisco, o novo Papa

    Jorge Bergoglio é o sucessor de Bento XVI. Vai adotar o nome Francisco e é o primeiro argentino a chefiar a igreja católica. O novo Papa é um homem de hábitos simples, filho de um italiano que emigrou para a Argentina é também o primeiro Papa jesuíta.

  • Papa apela à solidariedade entre os jovens
    0:40

    Mundo

    O Papa Francisco apelou à solidariedade dos jovens para com os mais desfavorecidos. No final do dia de visita ao Paraguai, o país com a maior percentagem de católicos na América Latina, Francisco lembrou aos jovens que é necessário lutar por uma vida digna e ajudar aqueles que mais precisam. O Papa terminou assim a visita de três dias ao Equador, Bolívia e Paraguai.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.