sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos seis mortos em atentado com bomba em hotel em Mogadíscio

Pelo menos seis pessoas morreram com a explosão de um carro bomba num hotel no centro de Mogadíscio, um edifício fortemente vigiado e frequentado por funcionários governamentais e diplomatas, noticiou hoje a AFP.

© Feisal Omar / Reuters

A União Africana, que está a combater os insurgentes de Shebab, confirmou a explosão no hotel Jazeera Palace, na capital da Somália.

Pelo menos seis pessoas morreram nesta explosão, de acordo com as forças de segurança.

"Vimos seis mortos, a maioria eram responsáveis pela segurança do hotel, mas o número pode ser superior, já que ainda estamos a investigar", afirmou Mohamed Jama, da força de segurança governamental.

Uma grande explosão sacudiu a área, com uma pluma de fumo espessa a subir os céus.

Abdihakim Ainte, um residente local e analista político, estava perto quando a bomba deflagrou e descreveu-a como uma "enorme explosão" que destruiu os vidros da sua residência.

As missões diplomáticas da China e do Qatar estão localizadas no hotel.

Até ao momento o ataque terrorista não foi reclamado.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de esquerda em Portugal. A palavra geringonça já tem tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.