sicnot

Perfil

Mundo

Quatro praias australianas encerradas após avistamentos de tubarões

Quatro praias da costa leste da Austrália foram hoje encerradas após vários avistamentos de tubarões e de um ataque fatal no sábado.

© Tim Wimborne / Reuters

A polícia de New South Wales explicou que as praias de Ballina - onde um praticante de bodyboard ficou gravemente ferido num ataque este mês e um surfista japonês morreu em fevereiro - ficariam encerradas por 24 horas.

"Pelas 09:30 (00:30 em Lisboa) um grande tubarão foi visto a nadar a cerca de 50 metros da praia de Angels", indicou a polícia, num comunicado, acrescentando que foram feitos outros avistamentos.

"Acredita-se que a presença de iscos [para pesca] atraiu grandes tubarões para esta zona", disse a polícia.

Os avistamentos aconteceram um dia depois de um mergulhador, que apanhava vieiras com a sua filha, ter sido fatalmente atacado ao largo da ilha Maria, no estado de Tasmânia.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC