sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para nove o número de mortos no incêndio em fábrica de pirotecnia italiana

Um dos feridos graves na explosão de sexta-feira numa fábrica de artigos pirotécnicos em Itália morreu hoje, revelaram fontes hospitalares citadas pela agência noticiosa AFP, elevando para nove o número de mortos na sequência do incidente.

© Stringer . / Reuters

Já no sábado tinha morrido um outro ferido grave na explosão, que não resistiu aos ferimentos.

Para além dos nove mortos, a explosão provocou ainda ferimentos a outras 10 pessoas, mas o seu estado de saúde não inspira cuidados de maior, de acordo com as mesmas fontes hospitalares.

As circunstâncias na origem do incidente estão ainda por esclarecer, mas as autoridades de Bari, a região do sul de Itália onde se localizava a fábrica, abriram um inquérito por homicídio involuntário, com o objetivo de apurar as causas.

De acordo com a comunicação social italiana, uma carrinha terá explodido primeiro, desencadeando uma série de explosões na fábrica que produzia fogo de artifício para as festividades locais.

As explosões duraram cerca de uma hora, obrigando as equipas de resgate a usarem dois aviões Canadair para impedir que o fogo se espalhasse a uma floresta perto do local.

Os acidentes com artefactos pirotécnicos são relativamente frequentes em Itália, lembra a agência de notícias AFP, notando um aumento no número de mortes de ano para ano, mas sem apresentar os números.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.