sicnot

Perfil

Mundo

Aviões da coligação saudita no Iémen atacam forças aliadas por engano

Aviões da coligação militar liderada pela Arábia Saudita atacaram esta segunda-feira posições dos seus aliados pró-governamentais do Iémen por engano, matando 12 pessoas, segundo fontes das forças do governo iemenita citadas pela agência France Presse (AFP).

Testemunhas e fontes da milícia pró-governamental Resistência Popular confirmaram os ataques.

Testemunhas e fontes da milícia pró-governamental Resistência Popular confirmaram os ataques.

© Stringer Shanghai / Reuters

Os ataques acontecem horas após o começo de uma trégua de cinco dias anunciada pela coligação, para permitir a entrada de ajuda humanitária no país.

Pelo menos 30 pessoas ficaram ainda feridas devido à operação aérea na província de Lahj, onde forças do governo de Abdrabuh Mansur Hadi, reconhecido internacionalmente e apoiado pelos sauditas, têm ganho terreno ao grupo xiita Huthi, apoiado pelo Irão.

Testemunhas e fontes da milícia pró-governamental Resistência Popular confirmaram os ataques.

A AFP não conseguiu obter comentários de fontes oficiais da coligação saudita sobre o sucedido.

Ao anunciar o cessar-fogo unilateral, a coligação reservou o direito de responder a atividade militar ou movimentos dos Huthis e seus aliados.

Segundo as Nações Unidas, o conflito no Iémen já causou cerca de 5.500 mortos, 1.690 dos quais civis.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00