sicnot

Perfil

Mundo

Aviões da coligação saudita no Iémen atacam forças aliadas por engano

Aviões da coligação militar liderada pela Arábia Saudita atacaram esta segunda-feira posições dos seus aliados pró-governamentais do Iémen por engano, matando 12 pessoas, segundo fontes das forças do governo iemenita citadas pela agência France Presse (AFP).

Testemunhas e fontes da milícia pró-governamental Resistência Popular confirmaram os ataques.

Testemunhas e fontes da milícia pró-governamental Resistência Popular confirmaram os ataques.

© Stringer Shanghai / Reuters

Os ataques acontecem horas após o começo de uma trégua de cinco dias anunciada pela coligação, para permitir a entrada de ajuda humanitária no país.

Pelo menos 30 pessoas ficaram ainda feridas devido à operação aérea na província de Lahj, onde forças do governo de Abdrabuh Mansur Hadi, reconhecido internacionalmente e apoiado pelos sauditas, têm ganho terreno ao grupo xiita Huthi, apoiado pelo Irão.

Testemunhas e fontes da milícia pró-governamental Resistência Popular confirmaram os ataques.

A AFP não conseguiu obter comentários de fontes oficiais da coligação saudita sobre o sucedido.

Ao anunciar o cessar-fogo unilateral, a coligação reservou o direito de responder a atividade militar ou movimentos dos Huthis e seus aliados.

Segundo as Nações Unidas, o conflito no Iémen já causou cerca de 5.500 mortos, 1.690 dos quais civis.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.