sicnot

Perfil

Mundo

Descobertos mais de mil casos de abusos sexuais na igreja Jeová australiana desde 1950

Uma investigação pedida pelo Governo australiano revelou que a igreja das testemunhas de Jeová escondeu mais de mil casos de abusos sexuais nos últimos 60 anos.

A comissão descreve as testemunhas de Jeová como uma seita que tem como prática habitual a ocultação de casos de abusos sexuais. (Arquivo)

A comissão descreve as testemunhas de Jeová como uma seita que tem como prática habitual a ocultação de casos de abusos sexuais. (Arquivo)

© Edgard Garrido / Reuters

Os casos foram descobertos pela comissão criada no país em 2013 para investigar abusos sexuais de menores dentro da Igreja Católica, numa investigação que passou a abranger também outras igrejas.

A comissão descreve as testemunhas de Jeová como uma seita que tem como prática habitual a ocultação de casos de abusos sexuais.

Pelo menos um alto membro das testemunhas de Jeová australiano admitiu perante a comissão que a igreja não reportou os casos porque não quis que as mulheres dos pastores e os fiéis da igreja soubessem dos casos, ocorridos desde 1950.

Há cerca de 68 mil seguidores das testemunhas de Jeová na Austrália. Em todo o mundo, serão cerca de oito milhões.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.