sicnot

Perfil

Mundo

Intensos combates entre forças do Chade e o grupo radical islâmico Boko Haram

Guerrilheiros do grupo islamita nigeriano Boko Haram e forças do exército chadiano travaram violentos combates nas ilhas do lago Chade, noticiou a AFP citando fontes concordantes.

© Stringer . / Reuters

"As nossas forças intercetaram durante a manhã elementos do Boko Haram em fuga", a cerca de 20 quilómetros de Baga Sola, uma das principais cidades da região, disse à AFP uma fonte da segurança chadiana, precisando que "violentos combates" continuavam ao fim da tarde.

Segundo a fonte, um primeiro confronto opôs soldados e rebeldes, no sábado, em Midi Koutou e provocou seis mortos e 15 feridos entre os elementos do grupo radical. Um soldado do Chade também morreu.

Quando fugiram da região no sábado, os combatentes do Boko Haram "levaram muitas mulheres e crianças", afirmou a fonte, sem poder adiantar um número.

De acordo com a mesma fonte, "cerca de mil homens (das forças de segurança e defesa) estão posicionadas para ocupar todas as ilhas e neutralizar o Boko Haram".

Uma outra fonte das autoridades locais confirmou que foi lançada uma grande operação na região e que o governo ordenou a retirada das populações.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.