sicnot

Perfil

Mundo

Intensos combates entre forças do Chade e o grupo radical islâmico Boko Haram

Guerrilheiros do grupo islamita nigeriano Boko Haram e forças do exército chadiano travaram violentos combates nas ilhas do lago Chade, noticiou a AFP citando fontes concordantes.

© Stringer . / Reuters

"As nossas forças intercetaram durante a manhã elementos do Boko Haram em fuga", a cerca de 20 quilómetros de Baga Sola, uma das principais cidades da região, disse à AFP uma fonte da segurança chadiana, precisando que "violentos combates" continuavam ao fim da tarde.

Segundo a fonte, um primeiro confronto opôs soldados e rebeldes, no sábado, em Midi Koutou e provocou seis mortos e 15 feridos entre os elementos do grupo radical. Um soldado do Chade também morreu.

Quando fugiram da região no sábado, os combatentes do Boko Haram "levaram muitas mulheres e crianças", afirmou a fonte, sem poder adiantar um número.

De acordo com a mesma fonte, "cerca de mil homens (das forças de segurança e defesa) estão posicionadas para ocupar todas as ilhas e neutralizar o Boko Haram".

Uma outra fonte das autoridades locais confirmou que foi lançada uma grande operação na região e que o governo ordenou a retirada das populações.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.