sicnot

Perfil

Mundo

Intensos combates entre forças do Chade e o grupo radical islâmico Boko Haram

Guerrilheiros do grupo islamita nigeriano Boko Haram e forças do exército chadiano travaram violentos combates nas ilhas do lago Chade, noticiou a AFP citando fontes concordantes.

© Stringer . / Reuters

"As nossas forças intercetaram durante a manhã elementos do Boko Haram em fuga", a cerca de 20 quilómetros de Baga Sola, uma das principais cidades da região, disse à AFP uma fonte da segurança chadiana, precisando que "violentos combates" continuavam ao fim da tarde.

Segundo a fonte, um primeiro confronto opôs soldados e rebeldes, no sábado, em Midi Koutou e provocou seis mortos e 15 feridos entre os elementos do grupo radical. Um soldado do Chade também morreu.

Quando fugiram da região no sábado, os combatentes do Boko Haram "levaram muitas mulheres e crianças", afirmou a fonte, sem poder adiantar um número.

De acordo com a mesma fonte, "cerca de mil homens (das forças de segurança e defesa) estão posicionadas para ocupar todas as ilhas e neutralizar o Boko Haram".

Uma outra fonte das autoridades locais confirmou que foi lançada uma grande operação na região e que o governo ordenou a retirada das populações.

Lusa

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.