sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do parlamento brasileiro analisará pedidos de impugnação de Rousseff com cautela

O presidente da Câmara dos Deputados do Brasi afirmou hoje que irá analisar os pedidos de impugnação de mandato da Presidente Dilma Rousseff "com cautela" e a partir de fundamentos legais, apesar de ter rompido com o Governo.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Eu vou separar muito bem isso. Vou ter até uma cautela, para não antecipar meu julgamento, ou parecer que qualquer tipo de posicionamento tem a ver com a mudança do meu posicionamento político", afirmou Eduardo Cunha à imprensa após um encontro com empresários em São Paulo, citado pela Agência Brasil.

Cunha declarou neste mês que fará oposição política à presidência de Rousseff mesmo sendo membro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que é parte da coligação do Governo. A atitude foi tomada após o Presidente da Câmara se ter tornado suspeito de receber subornos sobre contratos da Petrobras, acusação que Eduardo Cunha nega.

Na última semana, 11 pedidos de impugnação de Rousseff foram registados na Câmara, mas Cunha pediu que aos autores que os reformulem segundo critérios da assembleia, antes de encaminhá-los para análise.

Cunha acrescentou que os pedidos de 'impeachment' e a crise política afetam a confiança dos empresários e investidores, citado pela Agência Brasil.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.