sicnot

Perfil

Mundo

Putin lamenta falta de "independência" da Europa face aos Estados Unidos

O Presidente russo Vladimir Putin lamentou esta segunda-feira a falta de "independência" da Europa face aos Estados Unidos, numa entrevista à radiotelevisão suíça (RTS), em linha a partir de hoje na sua página na Internet.

Putin critica o papel desempenhado pelos Estados Unidos na corrida aos armamentos e a sua ação contra a FIFA, que considerou "inaceitável".

Putin critica o papel desempenhado pelos Estados Unidos na corrida aos armamentos e a sua ação contra a FIFA, que considerou "inaceitável".

© RIA Novosti / Reuters

Interrogado sobre a eventualidade de uma nova guerra na Europa, Putin disse "esperar que não", acrescentando que gostaria "que a Europa manifestasse de forma mais incisiva a sua independência e a sua soberania".

Em relação à França, e às suas ligações com a NATO, o Presidente russo acrescentou que "é um pouco curioso termos de ir a Washington para discutir assuntos internos com os nossos parceiros europeus".

Neste entrevista concedida à RTS no sábado em São Petersburgo, Putin também critica o papel desempenhado pelos Estados Unidos na corrida aos armamentos, e a sua ação contra a FIFA, que considerou "inaceitável". Em 2018, a Rússia acolhe o Campeonato do Mundo de futebol.

"O relançamento" da corrida aos armamentos "tem origem na saída unilateral dos Estados Unidos do tratado antimísseis balísticos. Este tratado era a pedra angular de todo o sistema de segurança internacional", assinalou.

Numa referência ao escândalo que abalou a FIFA, desencadeado pelos Estados Unidos, Vladimir Putin acusou Washington de atuar de acordo com os seus interesses.

"Os Estados Unidos, julgo saber, eram candidatos para receber o campeonato do mundo em 2022. Os seus aliados mais próximos na Europa, o Reino Unido, eram candidatos para 2018. E esta luta contra a corrupção, da forma como foi conduzida, leva-me a pensar se não terá sido uma continuação da disputa pelo campeonato do mundo de 2018 e 2022", disse.

"Em qualquer caso, um país, seja grande ou pequeno, não pode passear-se pelo mundo e interpelar quem entender, e trazê-lo para as suas prisões", acrescentou.

A pedido dos Estados Unidos, que desencadeou contra os suspeitos um processo judicial por corrupção, sete altos funcionários da FIFA foram interpelados em maio na cidade suíça de Zurique e colocados sob detenção.

Interrogado ainda sobre a ascensão dos partidos de extrema-direita na Europa, com alguns dos seus líderes a elogiarem a política do Kremlin, Putin respondeu: "No mundo e nos países europeus observamos alterações tectónicas na opinião pública. E que vão no sentido de uma crescente defesa dos interesses nacionais".

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC