sicnot

Perfil

Mundo

Combatentes de grupos rebeldes avançam na província de Hama

Combatentes de grupos rebeldes avançam na província de Hama

Vídeos amadores dão conta, esta terça-feira, de combates muito intensos na guerra síria.

As imagens foram colocadas na internet e revelam movimentações de tanques e guerrilheiros rebeldes em plena ofensiva para tomar uma cidade na província de Hama, no centro do país. Um ponto que é descrito como estratégico para as forças do regime sírio, fiéis ao presidente Bashar al-Assad.

Esta é uma das várias frentes de batalha de uma guerra civil que dura há mais de quatro anos e que, de acordo com os dados mais recentes do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, fez mais de 320 mil mortos.

Combates que são revelados no dia em que o Observatório adianta que uma área do nordeste do país, controlada pelo Estado Islâmico, foi recuperada pelo exército sírio e forças curdas.

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.