sicnot

Perfil

Mundo

Londres desbloqueia 10 milhões de euros para reforçar a segurança do Eurotúnel

O Ministério do Interior britânico anunciou hoje uma extensão 10 milhões de euros para reforçar a segurança do terminal de embarque do Eurotúnel, em Coquelles, no norte de França, segundo a deputada inglesa Theresa May.

REUTERS

A deputada Theresa May disse que o governo britânico trabalha em colaboração com a França, numa situação que afeta os dois países. Adiantou que a França já reforçou a segurança dos seus portos devido à tentativa de entrada de imigrantes pelo Túnel do Canal da Mancha na madrugada de hoje.

Nesse sentido, o governo britânico decidiu estender o pacote de fundos monetários para reforço da segurança dos portos, que já contava com 15 milhões de libras (21 milhões de euros) e agora conta com mais sete milhões.

Em setembro de 2014, a França e o Reino Unido criaram este fundo de capital financeiro como resposta à crescente pressão migratória.

"Com os nossos parceiros britânicos, nós cofinanciámos algumas infraestruturas de segurança, nomeadamente de transporte, para deter os imigrantes de chegar ao porto de Calais. Eles devem perceber que não há possibilidade de atravessar o Canal da Mancha e nós vamos agir para que isso seja compreendido", declarou Bernard M. Cazeneuve, ministro do interior inglês, à agência noticiosa France Presse.

As tentativas de passagem no Eurotunnel tornaram-se cada vez mais recorrentes e com consequências mais trágicas - pelo menos oito imigrantes já morreram desde o início de junho.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.