sicnot

Perfil

Mundo

Londres desbloqueia 10 milhões de euros para reforçar a segurança do Eurotúnel

O Ministério do Interior britânico anunciou hoje uma extensão 10 milhões de euros para reforçar a segurança do terminal de embarque do Eurotúnel, em Coquelles, no norte de França, segundo a deputada inglesa Theresa May.

REUTERS

A deputada Theresa May disse que o governo britânico trabalha em colaboração com a França, numa situação que afeta os dois países. Adiantou que a França já reforçou a segurança dos seus portos devido à tentativa de entrada de imigrantes pelo Túnel do Canal da Mancha na madrugada de hoje.

Nesse sentido, o governo britânico decidiu estender o pacote de fundos monetários para reforço da segurança dos portos, que já contava com 15 milhões de libras (21 milhões de euros) e agora conta com mais sete milhões.

Em setembro de 2014, a França e o Reino Unido criaram este fundo de capital financeiro como resposta à crescente pressão migratória.

"Com os nossos parceiros britânicos, nós cofinanciámos algumas infraestruturas de segurança, nomeadamente de transporte, para deter os imigrantes de chegar ao porto de Calais. Eles devem perceber que não há possibilidade de atravessar o Canal da Mancha e nós vamos agir para que isso seja compreendido", declarou Bernard M. Cazeneuve, ministro do interior inglês, à agência noticiosa France Presse.

As tentativas de passagem no Eurotunnel tornaram-se cada vez mais recorrentes e com consequências mais trágicas - pelo menos oito imigrantes já morreram desde o início de junho.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.