sicnot

Perfil

Mundo

Desmond Tutu novamente hospitalizado

O arcebispo emérito da Cidade do Cabo e prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, foi hospitalizado hoje naquela cidade sul-africana devido à uma infeção, a segunda vez em apenas duas semanas.

Matt Dunham

O prelado, de 83 anos, antigo ativista contra o "apartheid", também foi hospitalizado há 15 dias por não responder aos antibióticos que tomava para combater uma infeção e teve alta há uma semana, segundo os meios de comunicação sul-africanos.

Tutu encontrava-se a tomar antibióticos para tratar uma infeção persistente, não relacionada com o cancro de próstata que lhe foi diagnosticado há 15 anos, e foi hospitalizado hoje por não se sentir bem.

Os seus médicos consideraram prudente para o arcebispo voltar ao hospital para permanecer sob vigilância, apontou o comunicado da Fundação Desmond e Leah Tutu.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou já a "pronta recuperação do arcebispo", segundo o diário digital Eyewitness News.

"Pedimos à nação para mantê-lo e aos seus familiares nos nossos pensamentos", declarou Zuma.

Tutu foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz, em 1984, pela sua denúncia aberta do regime segregacionista do "apartheid".

Nos últimos anos tem lutado contra a propagação do HIV/Sida no país e criticado a corrupção e o suposto que consdera ser autoritarismo do Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), de que anteriormente foi aliado, entre outros temas que tem acompanhado.

Desmond Tutu, que critica as ditaduras de todos os quadrantes ideológicos, mantém-se fiel à causa palestiniana e tem também defendido os direitos dos homossexuais e apoiado o Tribunal Penal Internacional (TPI), que alguns líderes africanos qualificam como colonialista.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.