sicnot

Perfil

Mundo

Desmond Tutu novamente hospitalizado

O arcebispo emérito da Cidade do Cabo e prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, foi hospitalizado hoje naquela cidade sul-africana devido à uma infeção, a segunda vez em apenas duas semanas.

Matt Dunham

O prelado, de 83 anos, antigo ativista contra o "apartheid", também foi hospitalizado há 15 dias por não responder aos antibióticos que tomava para combater uma infeção e teve alta há uma semana, segundo os meios de comunicação sul-africanos.

Tutu encontrava-se a tomar antibióticos para tratar uma infeção persistente, não relacionada com o cancro de próstata que lhe foi diagnosticado há 15 anos, e foi hospitalizado hoje por não se sentir bem.

Os seus médicos consideraram prudente para o arcebispo voltar ao hospital para permanecer sob vigilância, apontou o comunicado da Fundação Desmond e Leah Tutu.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou já a "pronta recuperação do arcebispo", segundo o diário digital Eyewitness News.

"Pedimos à nação para mantê-lo e aos seus familiares nos nossos pensamentos", declarou Zuma.

Tutu foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz, em 1984, pela sua denúncia aberta do regime segregacionista do "apartheid".

Nos últimos anos tem lutado contra a propagação do HIV/Sida no país e criticado a corrupção e o suposto que consdera ser autoritarismo do Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), de que anteriormente foi aliado, entre outros temas que tem acompanhado.

Desmond Tutu, que critica as ditaduras de todos os quadrantes ideológicos, mantém-se fiel à causa palestiniana e tem também defendido os direitos dos homossexuais e apoiado o Tribunal Penal Internacional (TPI), que alguns líderes africanos qualificam como colonialista.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC