sicnot

Perfil

Mundo

OLP acusa Israel de "crime de guerra" com novos colonatos na Cisjordânia

Uma dirigente da Organização de Libertação da Palestina (OLP) denunciou hoje "um crime de guerra", depois de Israel ter autorizado a "construção imediata" de 300 habitações na Cisjordânia.

Colonato judeu na Cisjordânia a ser destruído por ordem da Justiça israelita.

Colonato judeu na Cisjordânia a ser destruído por ordem da Justiça israelita.

© Mohamad Torokman / Reuters

"Estas medidas de colonização e crimes de guerra fazem parte de um plano dos dirigentes israelitas para impor a 'Grande Israel' na Palestina histórica e destruir a solução de dois Estados e a hipótese de paz", acusou Hanane Achraui.

A dirigente da OLP "condenou a louca escalada da colonização do governo extremista" de Benjamin Netanyahu.

"Após consultas, foi autorizada a construção imediata de 300 habitações em Beit El", na Cisjordânia, indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelita.

No mesmo documento é anunciado também "o planeamento" de mais de 500 habitações em Jerusalém Oriental, parte palestiniana da cidade.

Netanyahu "autorizou o planeamento de 115 habitações em Pisgat Zeev, 300 em Ramot, 70 em Guilo e 19 em Har Homa", bairros de colonos na parte da cidade ocupada e anexada por Israel desde 1967, indicou.

Perto de 400 mil colonos israelitas vivem atualmente na Cisjordânia ocupada e, dez anos depois da retirada unilateral israelita da Faixa de Gaza, uma maioria dos israelitas defende o reinício da colonização de Gaza.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.