sicnot

Perfil

Mundo

OLP acusa Israel de "crime de guerra" com novos colonatos na Cisjordânia

Uma dirigente da Organização de Libertação da Palestina (OLP) denunciou hoje "um crime de guerra", depois de Israel ter autorizado a "construção imediata" de 300 habitações na Cisjordânia.

Colonato judeu na Cisjordânia a ser destruído por ordem da Justiça israelita.

Colonato judeu na Cisjordânia a ser destruído por ordem da Justiça israelita.

© Mohamad Torokman / Reuters

"Estas medidas de colonização e crimes de guerra fazem parte de um plano dos dirigentes israelitas para impor a 'Grande Israel' na Palestina histórica e destruir a solução de dois Estados e a hipótese de paz", acusou Hanane Achraui.

A dirigente da OLP "condenou a louca escalada da colonização do governo extremista" de Benjamin Netanyahu.

"Após consultas, foi autorizada a construção imediata de 300 habitações em Beit El", na Cisjordânia, indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelita.

No mesmo documento é anunciado também "o planeamento" de mais de 500 habitações em Jerusalém Oriental, parte palestiniana da cidade.

Netanyahu "autorizou o planeamento de 115 habitações em Pisgat Zeev, 300 em Ramot, 70 em Guilo e 19 em Har Homa", bairros de colonos na parte da cidade ocupada e anexada por Israel desde 1967, indicou.

Perto de 400 mil colonos israelitas vivem atualmente na Cisjordânia ocupada e, dez anos depois da retirada unilateral israelita da Faixa de Gaza, uma maioria dos israelitas defende o reinício da colonização de Gaza.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.