sicnot

Perfil

Mundo

OLP acusa Israel de "crime de guerra" com novos colonatos na Cisjordânia

Uma dirigente da Organização de Libertação da Palestina (OLP) denunciou hoje "um crime de guerra", depois de Israel ter autorizado a "construção imediata" de 300 habitações na Cisjordânia.

Colonato judeu na Cisjordânia a ser destruído por ordem da Justiça israelita.

Colonato judeu na Cisjordânia a ser destruído por ordem da Justiça israelita.

© Mohamad Torokman / Reuters

"Estas medidas de colonização e crimes de guerra fazem parte de um plano dos dirigentes israelitas para impor a 'Grande Israel' na Palestina histórica e destruir a solução de dois Estados e a hipótese de paz", acusou Hanane Achraui.

A dirigente da OLP "condenou a louca escalada da colonização do governo extremista" de Benjamin Netanyahu.

"Após consultas, foi autorizada a construção imediata de 300 habitações em Beit El", na Cisjordânia, indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelita.

No mesmo documento é anunciado também "o planeamento" de mais de 500 habitações em Jerusalém Oriental, parte palestiniana da cidade.

Netanyahu "autorizou o planeamento de 115 habitações em Pisgat Zeev, 300 em Ramot, 70 em Guilo e 19 em Har Homa", bairros de colonos na parte da cidade ocupada e anexada por Israel desde 1967, indicou.

Perto de 400 mil colonos israelitas vivem atualmente na Cisjordânia ocupada e, dez anos depois da retirada unilateral israelita da Faixa de Gaza, uma maioria dos israelitas defende o reinício da colonização de Gaza.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.