sicnot

Perfil

Mundo

Vacina experimental contra MERS com bom resultados em animais

Uma vacina experimental contra a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) mostrou sinais promissores em testes em animais, gerando uma resposta do sistema imunitário que pode abrir caminho a uma vacina para pessoas, revelaram hoje investigadores.

© Kim Hong-Ji / Reuters

Atualmente, não há vacina contra o coronavírus, que surgiu pela primeira vez em 2012 e causou vários contágios, inclusive um surto na Coreia do Sul.

Ratos vacinados produziram anticorpos que neutralizaram a MERS, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

As vacinas que causaram as maiores respostas imunitárias em ratos foram depois administradas em macacos.

Quando tomaram a vacina, sendo depois expostos a uma versão do vírus, os macacos ficaram protegidos de uma grave infeção pulmonar característica da MERS.

Os investigadores estão agora a trabalhar em versões da vacina que possam ser testadas em humanos.

Na Coreia do Sul o surto de MERS infetou cerca de 180 pessoas e matou 36. A Organização Mundial de Saúde identificou 1.368 casos desde 2012, incluindo 490 mortes, a maioria na Arábia Saudita.

Lusa

  • Negociações serão difíceis e manter a unidade também
    0:32
  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor