sicnot

Perfil

Mundo

Vacina experimental contra MERS com bom resultados em animais

Uma vacina experimental contra a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) mostrou sinais promissores em testes em animais, gerando uma resposta do sistema imunitário que pode abrir caminho a uma vacina para pessoas, revelaram hoje investigadores.

© Kim Hong-Ji / Reuters

Atualmente, não há vacina contra o coronavírus, que surgiu pela primeira vez em 2012 e causou vários contágios, inclusive um surto na Coreia do Sul.

Ratos vacinados produziram anticorpos que neutralizaram a MERS, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

As vacinas que causaram as maiores respostas imunitárias em ratos foram depois administradas em macacos.

Quando tomaram a vacina, sendo depois expostos a uma versão do vírus, os macacos ficaram protegidos de uma grave infeção pulmonar característica da MERS.

Os investigadores estão agora a trabalhar em versões da vacina que possam ser testadas em humanos.

Na Coreia do Sul o surto de MERS infetou cerca de 180 pessoas e matou 36. A Organização Mundial de Saúde identificou 1.368 casos desde 2012, incluindo 490 mortes, a maioria na Arábia Saudita.

Lusa

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.