sicnot

Perfil

Mundo

Antigo conselheiro de Sarkozy acusado de desviar dinheiro do Estado

Um ex-conselheiro do antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy foi acusado no âmbito de uma investigação a alegada fraude na atribuição de contratos a empresas de sondagens encomendadas pelo palácio do Eliseu durante o seu mandato (2007-2012).

© Philippe Wojazer / Reuters

Patrick Buisson foi indiciado, na quarta-feira, por favorecimento, uso indevido de ativos e abuso de fundos públicos corporativos, segundo uma fonte judicial citada pela AFP.

Os juízes suspeitam que os contratos foram atribuídos sem o adequado processo de concurso público e que algumas sondagens foram encomendadas para fins partidários.

Outro homem, que continua a ser conselheiro de Sarkozy, Pierre Giacometti, esteve detido na quarta-feira, no âmbito da mesma investigação, mas não foi formalmente acusado.

A Publifact, de Buisson, e a Giacometti-Peron, de Giacometti, estavam entre as nove empresas de sondagens regularmente contratadas para realizar inquéritos para o Palácio Eliseu.

O gabinete de auditoria nacional francês criticou a Publifact em 2009 pelo acordo de 1,5 milhões de euros que disse não ter cumprido os procedimentos normais de concursos públicos.

Uma investigação a alegadas irregularidades foi ordenada pela organização anticorrupção Anticor em 2012, quando Sarkozy perdeu as eleições para François Hollande.

Lusa

  • Segurança da Academia de Alcochete avisado 10 minutos antes do ataque
    1:57
  • "Não acho que seja prudente" o regresso dos atletas à Academia do Sporting
    5:49

    Crise no Sporting

    As agressões aos jogadores e equipa técnica do Sporting, na Academia de Alcochete, foram o tema de uma entrevista a Ana Bispo Ramires, psicologa do desporto. Questionada sobre se os jogadores deveriam regressar ou não à academia, Ana Bispo Ramires diz que não devem fazê-lo e explica que é importante que haja medidas de atuação, o mais rápido possível, para que os atletas e restante equipa técnica do clube possam reprocessar, do ponto de vista cognitivo, as ameaças que sofreram. 

  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC