sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 30 mortos e 40 desaparecidos em deslizamento de terras no Nepal

Pelo menos 30 pessoas morreram e cerca de 40 estarão desaparecidas no Nepal, depois de um deslizamento de terras, ocorrido esta quinta-feira.

A enxurrada aconteceu durante a madrugada e destruiu dezenas de casas em duas aldeias.

A enxurrada aconteceu durante a madrugada e destruiu dezenas de casas em duas aldeias.

© Navesh Chitrakar / Reuters

A enxurrada aconteceu durante a madrugada e destruiu dezenas de casas em duas aldeias, que ficam a 125 quilómetros da capital, Katmandu.

Numa das localidades, metade das habitações ficou soterrada ou foi destruída pela torrente de rochas e lama. Já foram recuperados 15 corpos.

O Nepal foi atingido por dois sismos fortes este ano, o que aumenta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terras nas zonas montanhosas do país.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC