sicnot

Perfil

Mundo

Trump continua a ser candidato preferido dos republicanos às Presidenciais

O empresário norte-americano Donald Trump continua a ser o candidato preferido pelos republicanos às presidenciais de 2016 apesar das controvérsias que tem provocado, segundo um inquérito hoje divulgado.

© Jim Young / Reuters

A seis meses do início das primárias, a sondagem divulgada pela Universidade Quinnipiac destaca a popularidade excecional do empresário entre os 17 que já assumiram ser candidatos às presidenciais.

Donald Trump é a primeira escolha de 20% dos eleitores na pesquisa, aparecendo à frente do governador de Wisconsin Scott Walker (13%) e do ex-governador da Florida Jed Bush (10%).

A sondagem revela também que Donald Trump, figura altamente contestada, perderia contra a candidata favorita dos democratas, Hillary Clinton, conseguindo apenas 36% dos votos do eleitorado contra os 48% da antiga secretária de Estado norte-americana.

"Tudo em Donald Trump é contradição e paradoxo. As pessoas amam-no ou odeiam-no", afirmou Tim Malloy, um dos responsáveis pela sondagem.

Segundo Tim Malloy, Donald Trump tem uma vantagem sobre os seus rivais: a sua reputação.

"Há um avião, edifícios com o seu nome, um campo de golfe, um concurso de beleza. Todas as pessoas sabem isso e isso representa uma grande vantagem", acrescentou.

A sondagem hoje divulgada confere com outros grandes inquéritos realizados pela CNN, Washington Post/ABC News e Fox News. Todas colocam Donald Trump à frente na preferência dos republicanos.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.