sicnot

Perfil

Mundo

Trump continua a ser candidato preferido dos republicanos às Presidenciais

O empresário norte-americano Donald Trump continua a ser o candidato preferido pelos republicanos às presidenciais de 2016 apesar das controvérsias que tem provocado, segundo um inquérito hoje divulgado.

© Jim Young / Reuters

A seis meses do início das primárias, a sondagem divulgada pela Universidade Quinnipiac destaca a popularidade excecional do empresário entre os 17 que já assumiram ser candidatos às presidenciais.

Donald Trump é a primeira escolha de 20% dos eleitores na pesquisa, aparecendo à frente do governador de Wisconsin Scott Walker (13%) e do ex-governador da Florida Jed Bush (10%).

A sondagem revela também que Donald Trump, figura altamente contestada, perderia contra a candidata favorita dos democratas, Hillary Clinton, conseguindo apenas 36% dos votos do eleitorado contra os 48% da antiga secretária de Estado norte-americana.

"Tudo em Donald Trump é contradição e paradoxo. As pessoas amam-no ou odeiam-no", afirmou Tim Malloy, um dos responsáveis pela sondagem.

Segundo Tim Malloy, Donald Trump tem uma vantagem sobre os seus rivais: a sua reputação.

"Há um avião, edifícios com o seu nome, um campo de golfe, um concurso de beleza. Todas as pessoas sabem isso e isso representa uma grande vantagem", acrescentou.

A sondagem hoje divulgada confere com outros grandes inquéritos realizados pela CNN, Washington Post/ABC News e Fox News. Todas colocam Donald Trump à frente na preferência dos republicanos.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42