sicnot

Perfil

Mundo

Aviões de combate destroem pontes em território do grupo Estado Islâmico na Síria

Aviões de combate, que supostamente integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, destruíram três pontes estratégicas em zonas controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, informou hoje uma organização não-governamental (ONG) local.

© Murad Sezer / Reuters

As três pontes situam-se no leste da província de Deir al Zur (leste), e são atravessadas pelo rio Eufrates.

Duas das pontes terão sido destruídas totalmente e uma terceira sofreu danos consideráveis, referiu o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada em Londres mas que possui uma ampla rede de ativistas e pessoal médico no terreno.

Toda a província de Deir al Zur está dominada pelos 'jihadistas', exceto alguns bairros da capital e o seu aeroporto militar, nas mãos do regime.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado no Iraque e na Síria, e no mês seguinte conquistou quase toda a região de Deir al Zur, e com diversos grupos locais a jurarem lealdade à organização 'jihadista'.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16