sicnot

Perfil

Mundo

Aviões de combate destroem pontes em território do grupo Estado Islâmico na Síria

Aviões de combate, que supostamente integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, destruíram três pontes estratégicas em zonas controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, informou hoje uma organização não-governamental (ONG) local.

© Murad Sezer / Reuters

As três pontes situam-se no leste da província de Deir al Zur (leste), e são atravessadas pelo rio Eufrates.

Duas das pontes terão sido destruídas totalmente e uma terceira sofreu danos consideráveis, referiu o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada em Londres mas que possui uma ampla rede de ativistas e pessoal médico no terreno.

Toda a província de Deir al Zur está dominada pelos 'jihadistas', exceto alguns bairros da capital e o seu aeroporto militar, nas mãos do regime.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado no Iraque e na Síria, e no mês seguinte conquistou quase toda a região de Deir al Zur, e com diversos grupos locais a jurarem lealdade à organização 'jihadista'.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52