sicnot

Perfil

Mundo

Aviões de combate destroem pontes em território do grupo Estado Islâmico na Síria

Aviões de combate, que supostamente integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, destruíram três pontes estratégicas em zonas controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, informou hoje uma organização não-governamental (ONG) local.

© Murad Sezer / Reuters

As três pontes situam-se no leste da província de Deir al Zur (leste), e são atravessadas pelo rio Eufrates.

Duas das pontes terão sido destruídas totalmente e uma terceira sofreu danos consideráveis, referiu o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada em Londres mas que possui uma ampla rede de ativistas e pessoal médico no terreno.

Toda a província de Deir al Zur está dominada pelos 'jihadistas', exceto alguns bairros da capital e o seu aeroporto militar, nas mãos do regime.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado no Iraque e na Síria, e no mês seguinte conquistou quase toda a região de Deir al Zur, e com diversos grupos locais a jurarem lealdade à organização 'jihadista'.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite