sicnot

Perfil

Mundo

Aviões de combate destroem pontes em território do grupo Estado Islâmico na Síria

Aviões de combate, que supostamente integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, destruíram três pontes estratégicas em zonas controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, informou hoje uma organização não-governamental (ONG) local.

© Murad Sezer / Reuters

As três pontes situam-se no leste da província de Deir al Zur (leste), e são atravessadas pelo rio Eufrates.

Duas das pontes terão sido destruídas totalmente e uma terceira sofreu danos consideráveis, referiu o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada em Londres mas que possui uma ampla rede de ativistas e pessoal médico no terreno.

Toda a província de Deir al Zur está dominada pelos 'jihadistas', exceto alguns bairros da capital e o seu aeroporto militar, nas mãos do regime.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado no Iraque e na Síria, e no mês seguinte conquistou quase toda a região de Deir al Zur, e com diversos grupos locais a jurarem lealdade à organização 'jihadista'.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47