sicnot

Perfil

Mundo

Aviões de combate destroem pontes em território do grupo Estado Islâmico na Síria

Aviões de combate, que supostamente integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, destruíram três pontes estratégicas em zonas controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, informou hoje uma organização não-governamental (ONG) local.

© Murad Sezer / Reuters

As três pontes situam-se no leste da província de Deir al Zur (leste), e são atravessadas pelo rio Eufrates.

Duas das pontes terão sido destruídas totalmente e uma terceira sofreu danos consideráveis, referiu o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada em Londres mas que possui uma ampla rede de ativistas e pessoal médico no terreno.

Toda a província de Deir al Zur está dominada pelos 'jihadistas', exceto alguns bairros da capital e o seu aeroporto militar, nas mãos do regime.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado no Iraque e na Síria, e no mês seguinte conquistou quase toda a região de Deir al Zur, e com diversos grupos locais a jurarem lealdade à organização 'jihadista'.

Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08