sicnot

Perfil

Mundo

Facebook construiu drone a energia solar para levar Internet a áreas remotas

A rede social Facebook anunciou hoje que construiu um 'drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilómetros, para levar a Internet a áreas remotas do planeta.

Aquila-1

Aquila-1

O veículo aéreo não tripulado, designado Aquila e alimentado por energia solar, pode permanecer no ar por um período de 90 dias.

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à Internet nos países em desenvolvimento.

"Desde que lançámos a internet.org a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conetividade a mais de 4.000 milhões de pessoas que não estão 'online'", afirmou a empresa em comunicado.

O Facebook indicou que as suas parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de Internet a mais de mil milhões de pessoas.

Para atingir o seu objetivo de levar a Internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está a trabalhar com 'drones', satélites, lasers e tecnologia terrestre.

Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.