sicnot

Perfil

Mundo

Facebook construiu drone a energia solar para levar Internet a áreas remotas

A rede social Facebook anunciou hoje que construiu um 'drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilómetros, para levar a Internet a áreas remotas do planeta.

Aquila-1

Aquila-1

O veículo aéreo não tripulado, designado Aquila e alimentado por energia solar, pode permanecer no ar por um período de 90 dias.

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à Internet nos países em desenvolvimento.

"Desde que lançámos a internet.org a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conetividade a mais de 4.000 milhões de pessoas que não estão 'online'", afirmou a empresa em comunicado.

O Facebook indicou que as suas parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de Internet a mais de mil milhões de pessoas.

Para atingir o seu objetivo de levar a Internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está a trabalhar com 'drones', satélites, lasers e tecnologia terrestre.

Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.