sicnot

Perfil

Mundo

Comboio espanhol foi evacuado em França devido a fogo na locomotiva

Um comboio de alta velocidade espanhol que circulava entre Madrid e Marselha foi evacuado junto à localidade francesa de Lunel depois de ser detetado um incêndio na parte traseira da locomotiva, segundo fonte dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF).

© Charles Platiau / Reuters

O comboio comunicou um problema a 200 metros da estação, perto das 09:30 (08:30 de Lisboa), tendo sido evacuados cerca de 300 passageiros, indicou uma porta-voz.

Alguns passageiros não esperaram pela abertura das portas e sofreram ferimentos superficiais nas mãos quando tentaram partir os vidros das janelas, enquanto outros foram atendidos devido ao fogo, mas segundo a mesma fonte ninguém ficou hospitalizado.

A SNCF interrompeu a circulação nos dois sentidos para permitir a atuação dos bombeiros e reabriu o tráfego às 11:00 GMT.

Os passageiros foram transportados para a câmara municipal da localidade francesa e seguiram depois em autocarro até à vizinha Montpellier, onde lhes foi dada a possibilidade de chegar a Marselha de comboio ou regressar a Madrid.

Fontes do SNCF garantiram que o fogo afetou apenas a última locomotiva, desconhecendo-se o que esteve na sua origem.

A investigação será entregue à espanhola Renfe, proprietária do comboio.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.