sicnot

Perfil

Mundo

Comboio espanhol foi evacuado em França devido a fogo na locomotiva

Um comboio de alta velocidade espanhol que circulava entre Madrid e Marselha foi evacuado junto à localidade francesa de Lunel depois de ser detetado um incêndio na parte traseira da locomotiva, segundo fonte dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF).

© Charles Platiau / Reuters

O comboio comunicou um problema a 200 metros da estação, perto das 09:30 (08:30 de Lisboa), tendo sido evacuados cerca de 300 passageiros, indicou uma porta-voz.

Alguns passageiros não esperaram pela abertura das portas e sofreram ferimentos superficiais nas mãos quando tentaram partir os vidros das janelas, enquanto outros foram atendidos devido ao fogo, mas segundo a mesma fonte ninguém ficou hospitalizado.

A SNCF interrompeu a circulação nos dois sentidos para permitir a atuação dos bombeiros e reabriu o tráfego às 11:00 GMT.

Os passageiros foram transportados para a câmara municipal da localidade francesa e seguiram depois em autocarro até à vizinha Montpellier, onde lhes foi dada a possibilidade de chegar a Marselha de comboio ou regressar a Madrid.

Fontes do SNCF garantiram que o fogo afetou apenas a última locomotiva, desconhecendo-se o que esteve na sua origem.

A investigação será entregue à espanhola Renfe, proprietária do comboio.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44