sicnot

Perfil

Mundo

Comboio espanhol foi evacuado em França devido a fogo na locomotiva

Um comboio de alta velocidade espanhol que circulava entre Madrid e Marselha foi evacuado junto à localidade francesa de Lunel depois de ser detetado um incêndio na parte traseira da locomotiva, segundo fonte dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF).

© Charles Platiau / Reuters

O comboio comunicou um problema a 200 metros da estação, perto das 09:30 (08:30 de Lisboa), tendo sido evacuados cerca de 300 passageiros, indicou uma porta-voz.

Alguns passageiros não esperaram pela abertura das portas e sofreram ferimentos superficiais nas mãos quando tentaram partir os vidros das janelas, enquanto outros foram atendidos devido ao fogo, mas segundo a mesma fonte ninguém ficou hospitalizado.

A SNCF interrompeu a circulação nos dois sentidos para permitir a atuação dos bombeiros e reabriu o tráfego às 11:00 GMT.

Os passageiros foram transportados para a câmara municipal da localidade francesa e seguiram depois em autocarro até à vizinha Montpellier, onde lhes foi dada a possibilidade de chegar a Marselha de comboio ou regressar a Madrid.

Fontes do SNCF garantiram que o fogo afetou apenas a última locomotiva, desconhecendo-se o que esteve na sua origem.

A investigação será entregue à espanhola Renfe, proprietária do comboio.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".