sicnot

Perfil

Mundo

Itália resgata 780 imigrantes em perigo no Mediterrâneo

Um grupo de 780 imigrantes foi resgatado no sábado e cinco cadáveres foram recuperados das águas do mar Mediterrâneo, perto da costa da Líbia, em operações de resgate coordenadas pela Guarda Costeira italiana.

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Os imigrantes foram resgatados quando navegavam rumo à Itália e encontravam-se em situação de perigo, informaram os meios de comunicação social locais.

As pessoas viajavam a bordo de quatro lanchas pneumáticas e uma barcaça e, na altura em que foram resgatadas, estavam a 30 milhas (cerca de 55 quilómetros) da costa da Líbia.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) avançou, no dia 10, que mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa através do Mediterrâneo desde o início deste ano, enquanto quase dois mil morreram durante a perigosa travessia.

Os números divulgados pela OIM surgiram na mesma altura em que as Nações Unidas exigem "uma resposta coletiva e consequente da Europa" face ao drama dos migrantes.

Entre os destinos mais frequentes conta-se a Grécia e a Itália, países que, desde janeiro, já recolheram, 77 mil e 75 mil pessoas, respetivamente.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.