sicnot

Perfil

Mundo

Suspeitos da morte do bebé queimado por israelitas podem ser detidos sem acusação

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, autorizou hoje a detenção administrativa, geralmente reservada aos palestinianos, de extremistas judeus no âmbito do caso do bebé queimado vivo durante um incêndio na Cisjordânia.

© Abed Omar Qusini / Reuters

A detenção administrativa permite deter suspeitos sem acusação nem julgamento por períodos de seis meses, renováveis indefinidamente.

Com a revelação do incêndio posto que matou Ali Saad Dawabsha, um bebé de ano e meio de idade, durante a noite, enquanto dormia na casa da sua família, em Duma, levou o ministro da Defesa a avançar com esta medida.

O ataque, que ocorreu no norte da Cisjordânia ocupada, atingiu também os pais e o irmão de quatro anos de Ali Saad Dawabsha, que estão entre a vida e a morte.

Até ao momento ainda não foi detido nenhum suspeito, sabendo-se apenas que os responsáveis pintaram na fachada de uma das casas atacadas a palavra "vingança" em hebraico.

A decisão de avançar com uma detenção administrativa dos alegados autores deste fogo poderá ser uma forma de dar tempo aos investigadores para reunir provas suficientes para julgar os suspeitos, segundo têm dito os média locais citados agora pela agência de notícias France Presse (AFP).

Hoje de manhã e pelo terceiro dia consecutivo desde o incêndio de sexta-feira, voltaram a registar-se confrontos entre palestinianos e israelitas.

Segundo um fotógrafo da AFP, as agressões ocorreram em Jerusalém, na Esplanada das Mesquitas, levando a polícia a fechar vários acessos e a controlar dezenas de muçulmanos que empunhavam fotos do bebé morto, numa manifestação marcada pela presença de muitas mulheres.

O Monte do Templo (ou Esplanada das Mesquitas) está localizado na Cidade Velha de Jerusalém e é regularmente palco de confrontos.

Lusa

  • Incêndio provocado por colonos israelitas mata bebé palestiniano

    Mundo

    A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) considerou hoje o Governo israelita "completamente responsável" pela morte de um bebé, vítima de um incêndio provocado por quatro colonos na Cisjordânia. O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu classificou o incêndio "um ato de terrorismo em todos os aspetos".

  • Centenas de pessoas no funeral de bebé queimado vivo na Cisjordânia
    2:00

    Mundo

    Centenas de pessoas participaram esta sexta-feira no funeral do bebé de 18 meses que morreu queimado, vítima de um ataque de colonos israelitas extremistas, na Cisjordânia. O pai, a mãe e o irmão, de 4 anos, ficaram feridos com gravidade. O primeiro-ministro israelita fala em ataque terrorista. Depois de visitar as vítimas, Benjamin Netanyahu prometeu levar os agressores à justiça.

  • Extremistas judeus suspeitos de incêndio que matou bebé palestiniano
    3:01

    Mundo

    Um bebé de 18 meses morreu queimado e três membros da família, incluindo uma criança de 4 anos, ficaram gravemente feridos num incêndio provocado por colonos israelitas, perto de Nablus, na Cisjordânia. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, já condenou o ataque que classificou como terrorista.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.