sicnot

Perfil

Mundo

Violentos incêndios devastam Califórnia

Cerca de nove mil bombeiros combatiam hoje os violentos incêndios que estão a afetar o estado norte-americano da Califórnia, situação que já obrigou ao corte de auto-estradas e à deslocação de milhares de pessoas.

© Max Whittaker / Reuters

"Cerca de 9.000 bombeiros, apoiados por helicópteros e aviões com tanques de água, estão a lutar contra as chamas", referiu uma porta-voz da brigada de bombeiros Cal Fire, Lynnette Round, em declarações à agência francesa AFP, indicando que as entidades estão a acompanhar com particular atenção um incêndio em Lake County, a noroeste da capital estadual Sacramento.

Os bombeiros envolvidos nos trabalhos de combate às chamas são oriundos de vários estados norte-americanos. Esta semana, um bombeiro morreu no combate às chamas.

Até ao momento, cerca de seis mil casas foram evacuadas e várias estradas cortadas neste estado norte-americano, que enfrenta o quarto ano consecutivo de seca.

Cerca de 49 mil hectares já arderam desde o início desta vaga de incêndios, que começou na passada quinta-feira, segundo números fornecidos pelas autoridades estaduais.

A maioria dos incêndios teve origem em relâmpagos, enquanto as causas dos restantes permanecem desconhecidas. As autoridades indicaram, no entanto, que não suspeitam que os incêndios tenham origem criminosa.

As autoridades decretaram na sexta-feira o estado de emergência.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".