sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama considera alterações climatéricas ameaça à segurança dos EUA

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje, na apresentação do Plano Energia Limpa, que não há maior ameaça para as futuras gerações que as alterações climatéricas, que são também uma ameaça à segurança dos Estados Unidos.

© Jonathan Ernst / Reuters

Barack Obama falava durante uma cerimónia na Casa Branca para apresentar o plano para reduzir as emissões de dióxido de carbono nas centrais termoelétricas do país.

Na cerimónia, Barack Obama destacou que, segundo o Pentágono, os efeitos das alterações climatéricas põem em perigo a segurança nacional dos Estados Unidos.

O Plano de Energia Limpa apresentado hoje pretende que os Estados Unidos reduzam até 2030 cerca de 32% das emissões de dióxido de carbono nas centrais termoelétricas para os níveis de 2005.

No discurso, o Presidente norte-americano recordou que as termoelétricas produzem um terço da contaminação total por carbono do país, sublinhando que aquela decisão é a uma das medidas mais importantes tomadas nos Estados Unidos para combater as alterações climatéricas.

Barack Obama disse que o Governo federal vai dar aos estados "tempo e flexibilidade" para cumprir com a nova normativa fixada pela Agência de Proteção Ambiental.

"Só temos um lugar, um planeta. Não há um plano B", disse Obama, admitindo que nenhum país sozinho consegue fazer o suficiente para combater o aquecimento global.

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o radicalismo do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, Passos diz que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma força do mal.

  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34

    Mundo

    Aconteceu numa estação de comboios em Melbourne, na Austrália, esta terça-feira. Uma mulher que tentava subir à plataforma foi salva por três agentes da polícia no momento em que chegava um comboio. As imagens de videovigilância foram agora divulgadas.