sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 1.700 imigrantes impedidos de chegar ao Eurotúnel esta madrugada

Cerca de 1.700 imigrantes foram impedidos de chegar ao túnel do canal da Mancha, entre a noite de domingo e segunda-feira, perto de Calais, no norte da França, ficando um polícia ferido por uma pedra nesta operação.

© Pascal Rossignol / Reuters

Entre estas tentativas, cerca de mil pessoas foram impedidos de entrar na área de acesso ao túnel pelas forças de segurança e outros 700 foram intercetados já no interior desta mesma área, segundo uma fonte policial.

Um membro das forças de ordem foi ferido "no rosto e na cabeça" por uma pedra que estava na zona dos carris, tendo sido transportado para o hospital para ser suturado. O imigrante que arremessou a pedra, um sudanês, foi detido pela polícia no local.

O eurotúnel, que liga a França ao Reino Unido, vem sofrendo tentativas massivas de invasão, há semanas, de imigrantes que querem passam para o lado britânico.

O número de tentativas tinha diminuído durante o fim de semana, para cerca de 400, nomeadamente pela menor circulação de camiões.

A situação é dramática e 10 imigrantes já morreram nestas tentativas desde junho.

Para reforçar a segurança, o ministro do Interior francês, Bernard Cazaneuve, anunciou na quarta-feira um reforço de 120 polícias, em apoio aos 300 que já fazem a segurança no local.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47