sicnot

Perfil

Mundo

Ex-ministro brasileiro José Dirceu detido por suspeita de envolvimento no escândalo da Petrobras

A Polícia Federal (PF) brasileira deteve hoje o ex-ministro José Dirceu, um dos homens mais influentes do Governo do ex-presidente Lula da Silva e já condenado por corrupção em 2005, por alegadamente estar envolvimento nas irregularidades da Petrobras.

REUTERS

Dirceu foi condenado a 10 anos e onze meses de prisão devido ao escândalo do "mensalão" (pagamento a parlamentares para votarem em projetos de lei do Governo) no primeiro mandato de Lula da Silva, e agora, segundo a polícia, foi detido por suspeita de ter tirado benefício dos desvios de dinheiro na empresa petrolífera estatal brasileira.

O ex-ministro, que ocupou o cargo de ministro da Presidência entre 2003 e 2005, foi detido na sua residência, em Brasília, na qual cumpre há seis meses a pens em regime de prisão domiciliária, depois de ter estado um ano e meio preso efetivamente.

A detenção foi efetuada no âmbito das investigações da PF intitulada "operação Lava Jato".

Dirceu, de 69 anos, foi até há poucos anos um dos mais importantes líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual pertence a Presidente Dilma Rousseff, e durante décadas foi o braço direito de Lula da Silva, a quem ajudou a chegar ao poder em 2003.

Através do seu cargo de ministro, controlou todas as esferas de poder durante anos, até ter de renunciar ao cargo devido ao escândalo do "mensalão", que acabou por levá-lo à prisão.

A polícia ainda não clarificou as suspeitas que recaem sobre Dirceu no caso Petrobras, que já atingiu dezenas de importantes empresários e meia centena de políticos, na sua grande maioria da base aliada do Governo de Dilma Rousseff.

Segundo os meios de comunicação brasileiros, Dirceu recebeu dinheiro da vasta de rede de corrupção relacionada com a Petrobras.

De acordo com o sítio de notícias G1, além de Dirceu, a PF deteve também o irmão dele Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, durante a 17ª fase da operação Lava Jato, intitulada "Pixuleco" (termo para designar suborno).

O mandado contra Dirceu é de prisão preventiva, por tempo indeterminado. Já Luiz Eduardo de Oliveira e Silva foi detido em Ribeirão Preto (interior de São Paulo) e cumprirá prisão temporária, que tem a duração de cinco dias.

A PF cumpre hoje 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

Lusa

  • Incêndio na Sertã "está para durar"
    3:32

    País

    Mais de 700 operacionais combatem o incêndio com três frentes ativas, na Sertã. A jornalista da SIC, Patrícia Figueiredo, esteve junto a Relva da Louça, em Proença-a-Nova, onde avançou que a "situação está complicada" e que as chamas estão quase a alcançar a localidade. A jornalista dá conta ainda de várias equipas da Proteção Civil a ajudar os bombeiros e do seu trabalho dificultado por causa do vento.

  • Genro de Donald Trump depõe hoje no Senado

    Mundo

    Jared Kushner, genro do Presidente dos EUA Donald Trump, vai hoje depor à porta fechada perante o comité dos serviços de inteligência do Senado, a câmara alta do Congresso norte-americano.

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.

  • Projéteis com bolsas de água ajudam Israel a combater os fogos
    3:34

    Mundo

    Israel tem sido afetado por graves incêndios nos últimos meses. Várias empresas de armamento têm-se dedicado à luta contra o fogo e criaram, recentemente, uma nova arma para apagar fogos: um míssil de água, fabricado pela indústria de material de guerra, que tem ajudado bastante os bombeiros israelitas. A reportagem do correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, mostra-nos como funcionam os projéteis de água.

    Henrique Cymerman

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15