sicnot

Perfil

Mundo

Governo britânico pode condenar a prisão proprietários que alojem clandestinos

Os proprietários que aluguem a sua casa a imigrantes clandestinos podem ser condenados a um máximo de cinco anos de prisão, segundo uma nova proposta do Governo britânico anunciada hoje.

© Pascal Rossignol / Reuters

A medida, que exige que os proprietários verifiquem a situação legal dos seus inquilinos, integra o novo projeto de lei sobre a imigração que o Governo britânico conta apresentar no outono no parlamento, anunciou o secretário de Estado para as Comunidades e Assuntos Legais, Greg Clark.

Até agora, o projeto de lei previa apenas multas para os proprietários.

Nas últimas semanas, têm sido várias as tentativas de milhares de migrantes para atravessarem o túnel sob o canal da Mancha, perto de Calais (norte de França), para chegar ao Reino Unido, o que reavivou os pedidos para que seja feito mais para travar o fluxo. Os tabloides britânicos acusam a França de incompetência.

Numa declaração conjunta ao Journal du Dimanche, os ministros do Interior francês e britânica, Bernard Cazeneuve e Theresa May, afirmaram no domingo que "por fim a esta situação é uma prioridade absoluta".

"Os nossos dois governos estão determinados a consegui-lo e a consegui-lo em conjunto", adiantaram.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24