sicnot

Perfil

Mundo

Governo britânico pode condenar a prisão proprietários que alojem clandestinos

Os proprietários que aluguem a sua casa a imigrantes clandestinos podem ser condenados a um máximo de cinco anos de prisão, segundo uma nova proposta do Governo britânico anunciada hoje.

© Pascal Rossignol / Reuters

A medida, que exige que os proprietários verifiquem a situação legal dos seus inquilinos, integra o novo projeto de lei sobre a imigração que o Governo britânico conta apresentar no outono no parlamento, anunciou o secretário de Estado para as Comunidades e Assuntos Legais, Greg Clark.

Até agora, o projeto de lei previa apenas multas para os proprietários.

Nas últimas semanas, têm sido várias as tentativas de milhares de migrantes para atravessarem o túnel sob o canal da Mancha, perto de Calais (norte de França), para chegar ao Reino Unido, o que reavivou os pedidos para que seja feito mais para travar o fluxo. Os tabloides britânicos acusam a França de incompetência.

Numa declaração conjunta ao Journal du Dimanche, os ministros do Interior francês e britânica, Bernard Cazeneuve e Theresa May, afirmaram no domingo que "por fim a esta situação é uma prioridade absoluta".

"Os nossos dois governos estão determinados a consegui-lo e a consegui-lo em conjunto", adiantaram.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14