sicnot

Perfil

Mundo

Imigrante clandestino morre asfixiado dentro de mala quando tentava entrar em Espanha

Um marroquino de 27 anos morreu asfixiado dentro de uma mala colocada no porta-bagagens de uma viatura que seguia a bordo um ferry, quando tentava entrar ilegalmente em Espanha, anunciou esta segunda-feira a Guarda Civil.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Pascal Rossignol / Reuters

O seu irmão, de 34 anos, embarcou legalmente com um veículo a bordo do ferry que liga Melilha (enclave espanhol em Marrocos) e Almeria (sul de Espanha).

"Aparentemente, ele tentou que o irmão entrasse clandestinamente em Espanha, escondendo-o a bordo do veículo", declarou um porta-voz da Guarda Civil.

Durante a viagem, descobriu que o seu irmão não estava a respirar e alertou a tripulação. Todos os esforços de reanimação por parte da tripulação do ferry e dos socorristas no Porto de Almeria não deram resultados, segundo a agência noticiosa AFP.

O irmão mais velho foi preso e acusado de homicídio involuntário.

No início de maio, um menino de oito anos foi encontrado escondido numa mala pela Guarda Civil, na fronteira entre Marrocos e Ceuta. O seu pai, residente em Espanha, tentou levá-lo clandestinamente para o país porque o seu salário não era suficiente para fazer um pedido de residência para a criança.

A imagem de raios-X do menino, escondido em posição fetal, suscitou a indignação em Espanha, onde ele finalmente obteve autorização de residência provisória e encontrou os seus pais.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".