sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1.500 escolas danificadas em bombardeamentos e conflitos no Iraque

Mais de 1.500 escolas na província iraquiana de Anbar foram integralmente destruídas ou ficaram parcialmente danificadas em resultado de bombardeamentos e conflitos na região, indicou hoje um porta-voz local à agência France-Presse.

© STRINGER Iraq / Reuters

A província de Anbar, a oeste de Bagdade, tem sido particularmente atingida durante a escalada de violência desde o início de 2014, meses antes de grupo extremista autointulado Estado Islâmico ter lançado uma ofensiva no país.

A maior parte das escolas atingidas, diz o porta-voz Eid Ammash, "foram atacadas por grupos Daesh", um acrónimo em árabe para Estado Islâmico.

O mesmo responsável advertiu que será necessário "muito dinheiro" e "pelo menos dois anos e meio" para que as escolas sejam reconstruidas e reabilitadas.

O grupo terrorista Estado Islâmico proclamou, há um ano, um califado na Síria e no Iraque, detendo partes consideráveis destes territórios, nos quais impôs uma versão radical da 'sharia', a lei islâmica.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.