sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1.500 escolas danificadas em bombardeamentos e conflitos no Iraque

Mais de 1.500 escolas na província iraquiana de Anbar foram integralmente destruídas ou ficaram parcialmente danificadas em resultado de bombardeamentos e conflitos na região, indicou hoje um porta-voz local à agência France-Presse.

© STRINGER Iraq / Reuters

A província de Anbar, a oeste de Bagdade, tem sido particularmente atingida durante a escalada de violência desde o início de 2014, meses antes de grupo extremista autointulado Estado Islâmico ter lançado uma ofensiva no país.

A maior parte das escolas atingidas, diz o porta-voz Eid Ammash, "foram atacadas por grupos Daesh", um acrónimo em árabe para Estado Islâmico.

O mesmo responsável advertiu que será necessário "muito dinheiro" e "pelo menos dois anos e meio" para que as escolas sejam reconstruidas e reabilitadas.

O grupo terrorista Estado Islâmico proclamou, há um ano, um califado na Síria e no Iraque, detendo partes consideráveis destes territórios, nos quais impôs uma versão radical da 'sharia', a lei islâmica.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.