sicnot

Perfil

Mundo

Sete mortos em ataques de jacarés e hipopótamos este ano em aldeia angolana

Ataques de hipopótamos e de jacarés mataram sete pessoas entre janeiro e julho apenas numa pequena aldeia do município de Camacupa, na província angolana do Bié, de acordo com relatos transmitidos esta segunda-feira pela imprensa local.

Os hipopótamos provocam incidentes com a população e a destruição de campos agrícolas, arruinando o cultivo de subsistência. (Arquivo)

Os hipopótamos provocam incidentes com a população e a destruição de campos agrícolas, arruinando o cultivo de subsistência. (Arquivo)

© David W Cerny / Reuters

Segundo os populares, os ataques de jacarés acontecem junto à zona ribeirinha da comuna de Umpulo, nomeadamente quando vão a banhos ou tentam cruzar o curso de água local para a outra margem, afetando ainda camponeses e pescadores artesanais.

Além da ameaça dos jacarés, que atacam diretamente crianças e adultos, esta pequena comuna (localidade) da província do Bié, no centro de Angola, tem vindo a enfrentar as investidas de hipopótamos que provocam incidentes com a população e a destruição de campos agrícolas, arruinando o cultivo de subsistência.

As autoridades locais anunciaram a realização de campanhas de sensibilização para retirar estas populações das zonas mais perigosas de Camacupa, com vista a travar estes conflitos homem/animal.

Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.