sicnot

Perfil

Mundo

EUA aprovam medicamento contra epilepsia produzido em 3D

A autoridade do medicamento norte-americana (FDA, na sigla inglesa) aprovou a comercialização de um comprimido contra a epilepsia, produzido com uma impressora 3D, que permite concentrar uma maior quantidade de fármaco numa só dose.

Uncredited

Em comunicado, a empresa farmacêutica Aprecia Pharmaceuticals anunciou hoje que conseguiu a aprovação, por parte do regulador norte-americano, do medicamento Spritam, concebido para o tratamento da epilepsia e que chegará ao mercado no início do próximo ano.

O laboratório indicou que, graças à tecnologia de impressão tridimensional, pode criar com detalhe uma estrutura porosa, que permite que o comprimido se dissolva mais rapidamente, ao mesmo tempo que concentra uma maior quantidade de substância medicamentosa ativa.

O sistema de impressão, batizado como ZipDose, pode concentrar até mil miligramas de fármaco numa só dose, indicou a Aprecia Pharmaceuticals.

Segundo o laboratório farmacêutico, a nova tecnologia de produção de medicamentos permitirá melhorar a toma de comprimidos por parte de crianças e idosos.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.