sicnot

Perfil

Mundo

EUA aprovam medicamento contra epilepsia produzido em 3D

A autoridade do medicamento norte-americana (FDA, na sigla inglesa) aprovou a comercialização de um comprimido contra a epilepsia, produzido com uma impressora 3D, que permite concentrar uma maior quantidade de fármaco numa só dose.

Uncredited

Em comunicado, a empresa farmacêutica Aprecia Pharmaceuticals anunciou hoje que conseguiu a aprovação, por parte do regulador norte-americano, do medicamento Spritam, concebido para o tratamento da epilepsia e que chegará ao mercado no início do próximo ano.

O laboratório indicou que, graças à tecnologia de impressão tridimensional, pode criar com detalhe uma estrutura porosa, que permite que o comprimido se dissolva mais rapidamente, ao mesmo tempo que concentra uma maior quantidade de substância medicamentosa ativa.

O sistema de impressão, batizado como ZipDose, pode concentrar até mil miligramas de fármaco numa só dose, indicou a Aprecia Pharmaceuticals.

Segundo o laboratório farmacêutico, a nova tecnologia de produção de medicamentos permitirá melhorar a toma de comprimidos por parte de crianças e idosos.

Lusa

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.