sicnot

Perfil

Mundo

EUA aprovam medicamento contra epilepsia produzido em 3D

A autoridade do medicamento norte-americana (FDA, na sigla inglesa) aprovou a comercialização de um comprimido contra a epilepsia, produzido com uma impressora 3D, que permite concentrar uma maior quantidade de fármaco numa só dose.

Uncredited

Em comunicado, a empresa farmacêutica Aprecia Pharmaceuticals anunciou hoje que conseguiu a aprovação, por parte do regulador norte-americano, do medicamento Spritam, concebido para o tratamento da epilepsia e que chegará ao mercado no início do próximo ano.

O laboratório indicou que, graças à tecnologia de impressão tridimensional, pode criar com detalhe uma estrutura porosa, que permite que o comprimido se dissolva mais rapidamente, ao mesmo tempo que concentra uma maior quantidade de substância medicamentosa ativa.

O sistema de impressão, batizado como ZipDose, pode concentrar até mil miligramas de fármaco numa só dose, indicou a Aprecia Pharmaceuticals.

Segundo o laboratório farmacêutico, a nova tecnologia de produção de medicamentos permitirá melhorar a toma de comprimidos por parte de crianças e idosos.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.