sicnot

Perfil

Mundo

EUA aprovam medicamento contra epilepsia produzido em 3D

A autoridade do medicamento norte-americana (FDA, na sigla inglesa) aprovou a comercialização de um comprimido contra a epilepsia, produzido com uma impressora 3D, que permite concentrar uma maior quantidade de fármaco numa só dose.

Uncredited

Em comunicado, a empresa farmacêutica Aprecia Pharmaceuticals anunciou hoje que conseguiu a aprovação, por parte do regulador norte-americano, do medicamento Spritam, concebido para o tratamento da epilepsia e que chegará ao mercado no início do próximo ano.

O laboratório indicou que, graças à tecnologia de impressão tridimensional, pode criar com detalhe uma estrutura porosa, que permite que o comprimido se dissolva mais rapidamente, ao mesmo tempo que concentra uma maior quantidade de substância medicamentosa ativa.

O sistema de impressão, batizado como ZipDose, pode concentrar até mil miligramas de fármaco numa só dose, indicou a Aprecia Pharmaceuticals.

Segundo o laboratório farmacêutico, a nova tecnologia de produção de medicamentos permitirá melhorar a toma de comprimidos por parte de crianças e idosos.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.