sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça da Alemanha demite procurador-geral do país

O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, demitiu hoje o procurador-geral do país, Harald Range, que havia instaurado um processo contra dois jornalistas por alegada "traição" à pátria.

Bernd Von Jutrczenka

Os jornalistas em causa divulgaram num blogue documentos contendo segredos estatais e Harald Range havia movido uma ação contra os responsáveis e contra o blogue Netzpolitik.org, mas hoje o ministro da Justiça revelou ter perdido "confiança" no procurador-geral da Alemanha.

Antes, Harald Range havia acusado o ministro Heiko Maas de interferir no processo judicial, com Heiko Maas a refutar as acusações e a acusar o procurador de proferir "incompreensíveis" declarações.

Com o apoio da chanceler Angela Merkel, o ministro da Justiça da Alemanha adiantou que pediu ao Presidente da Alemanha, Joachim Gauck, a reforma antecipada do procurador-geral.

Os documentos revelados no blogue Netzpolitik.org diziam respeito a planos de Berlim para alargar a vigilância e a segurança na Internet.

Lusa

  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Inspetores do SEF cansados das promessas do Governo
    1:00

    País

    O sindicato do SEF garante que a segurança contra o terrorismo vai ser assegurada na greve de quinta-feira e sexta-feira nos aeroportos. Acácio Pereira, do sindicato, diz que os inspetores são quase escravos e que estão fartos das promessas do Governo. A greve deverá afetar cerca de 30 mil pessoas. 

  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".