sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça da Alemanha demite procurador-geral do país

O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, demitiu hoje o procurador-geral do país, Harald Range, que havia instaurado um processo contra dois jornalistas por alegada "traição" à pátria.

Bernd Von Jutrczenka

Os jornalistas em causa divulgaram num blogue documentos contendo segredos estatais e Harald Range havia movido uma ação contra os responsáveis e contra o blogue Netzpolitik.org, mas hoje o ministro da Justiça revelou ter perdido "confiança" no procurador-geral da Alemanha.

Antes, Harald Range havia acusado o ministro Heiko Maas de interferir no processo judicial, com Heiko Maas a refutar as acusações e a acusar o procurador de proferir "incompreensíveis" declarações.

Com o apoio da chanceler Angela Merkel, o ministro da Justiça da Alemanha adiantou que pediu ao Presidente da Alemanha, Joachim Gauck, a reforma antecipada do procurador-geral.

Os documentos revelados no blogue Netzpolitik.org diziam respeito a planos de Berlim para alargar a vigilância e a segurança na Internet.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57