sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça da Alemanha demite procurador-geral do país

O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, demitiu hoje o procurador-geral do país, Harald Range, que havia instaurado um processo contra dois jornalistas por alegada "traição" à pátria.

Bernd Von Jutrczenka

Os jornalistas em causa divulgaram num blogue documentos contendo segredos estatais e Harald Range havia movido uma ação contra os responsáveis e contra o blogue Netzpolitik.org, mas hoje o ministro da Justiça revelou ter perdido "confiança" no procurador-geral da Alemanha.

Antes, Harald Range havia acusado o ministro Heiko Maas de interferir no processo judicial, com Heiko Maas a refutar as acusações e a acusar o procurador de proferir "incompreensíveis" declarações.

Com o apoio da chanceler Angela Merkel, o ministro da Justiça da Alemanha adiantou que pediu ao Presidente da Alemanha, Joachim Gauck, a reforma antecipada do procurador-geral.

Os documentos revelados no blogue Netzpolitik.org diziam respeito a planos de Berlim para alargar a vigilância e a segurança na Internet.

Lusa

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO ONLINE

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".