sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça da Alemanha demite procurador-geral do país

O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, demitiu hoje o procurador-geral do país, Harald Range, que havia instaurado um processo contra dois jornalistas por alegada "traição" à pátria.

Bernd Von Jutrczenka

Os jornalistas em causa divulgaram num blogue documentos contendo segredos estatais e Harald Range havia movido uma ação contra os responsáveis e contra o blogue Netzpolitik.org, mas hoje o ministro da Justiça revelou ter perdido "confiança" no procurador-geral da Alemanha.

Antes, Harald Range havia acusado o ministro Heiko Maas de interferir no processo judicial, com Heiko Maas a refutar as acusações e a acusar o procurador de proferir "incompreensíveis" declarações.

Com o apoio da chanceler Angela Merkel, o ministro da Justiça da Alemanha adiantou que pediu ao Presidente da Alemanha, Joachim Gauck, a reforma antecipada do procurador-geral.

Os documentos revelados no blogue Netzpolitik.org diziam respeito a planos de Berlim para alargar a vigilância e a segurança na Internet.

Lusa

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.