sicnot

Perfil

Mundo

Reino Unido prolonga até 2017 missão dos aviões 'Tornado' no Iraque

O Governo britânico estendeu, até 2017, a missão dos seus aviões `Tornado´ no Iraque, onde participam nos ataques aéreos contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou esta terça-feira o ministro da Defesa, Michael Fallon.

(Arquivo)

(Arquivo)

Fallon, que se encontra a visitar o Iraque, sublinhou que, com a decisão de manter este tipo de bombardeamentos, pretende assegurar que "se mantêm o tempo necessário para a operação".

O esquadrão de Tornado GR4, com base no Chipre, ia deixar a missão em março de 2016, mas agora o Governo britânico decidiu prolongar a missão mais um ano, até março de 2017, pela sua especialização em ataques aéreos.

A permanência destes doze bombardeiros garantirá que a Real Força Aérea (RAF) retenha "o fogo de precisão" e as capacidades de "processamento de informação e vigilância", declarou o ministro conservador.

Fallon afirmou também que não há planos de enviar tropas de infantaria para combater no Iraque, onde o exército iraquiano tenta repelir o EI, que controla parte do território desse país e da Síria, onde se estabeleceu um califado.

O Reino Unido, que realizou cerca de 5% dos bombardeamentos da coligação internacional aliada contra o autoproclamado EI no Iraque, não está a participar na operação paralela na Síria, para a qual precisaria de aprovação parlamentar.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27