Reino Unido prolonga até 2017 missão dos aviões 'Tornado' no Iraque
04.08.2015 10h20
O Governo britânico estendeu, até 2017, a missão dos seus aviões `Tornado´ no Iraque, onde participam nos ataques aéreos contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou esta terça-feira o ministro da Defesa, Michael Fallon.

(Arquivo)
Fallon, que se encontra a visitar o Iraque, sublinhou que, com a decisão de manter este tipo de bombardeamentos, pretende assegurar que "se mantêm o tempo necessário para a operação".
O esquadrão de Tornado GR4, com base no Chipre, ia deixar a missão em março de 2016, mas agora o Governo britânico decidiu prolongar a missão mais um ano, até março de 2017, pela sua especialização em ataques aéreos.
A permanência destes doze bombardeiros garantirá que a Real Força Aérea (RAF) retenha "o fogo de precisão" e as capacidades de "processamento de informação e vigilância", declarou o ministro conservador.
Fallon afirmou também que não há planos de enviar tropas de infantaria para combater no Iraque, onde o exército iraquiano tenta repelir o EI, que controla parte do território desse país e da Síria, onde se estabeleceu um califado.
O Reino Unido, que realizou cerca de 5% dos bombardeamentos da coligação internacional aliada contra o autoproclamado EI no Iraque, não está a participar na operação paralela na Síria, para a qual precisaria de aprovação parlamentar.
Lusa
Relacionados
-
Pelo menos 30 mortos em quatro atentados com veículos armadilhados em Bagdad
Pelo menos 30 pessoas morreram e 81 ficaram feridas hoje na explosão de quatro veículos armadilhados, um dos quais conduzido por um bombista suicida, em Bagdad e na província de Diyala, no leste do Iraque.
-
Artilharia turca volta a atacar posições do PKK no norte do Iraque
A artilharia turca voltou hoje a bombardear posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, ataques que comprometeram o processo de paz entre Ancara e os rebeldes, noticiaram os 'media' turcos.
-
Mais de 1.500 escolas danificadas em bombardeamentos e conflitos no Iraque
Mais de 1.500 escolas na província iraquiana de Anbar foram integralmente destruídas ou ficaram parcialmente danificadas em resultado de bombardeamentos e conflitos na região, indicou hoje um porta-voz local à agência France-Presse.
Na Homepage
-
Portugueses preferem biológicos mas ignoram pesticidas
Quase dois terços dos portugueses preferem consumir somente alimentos biológicos, mas apenas um quinto diz saber que a agricultura biológica também utiliza produtos fitofarmacêuticos ou pesticidas, concluiu um estudo hoje divulgado.
26.04.2018 às 7h47
- 2:16
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27