sicnot

Perfil

Mundo

Bombardeiro que pôs fim à Segunda Guerra ainda é a atração na Virginia

Bombardeiro que pôs fim à Segunda Guerra ainda é a atração na Virginia

70 anos depois, o bombardeiro que transportou a primeira bomba nuclear continua a ser uma atração popular.

O icónico Enola Gay foi restaurado e está exposto num museu no estado norte americano de Virginia.

Era o nome da mãe do piloto e acabou por batizar o bombardeiro mais famoso do mundo.

O Enola Gay é tido por muitos como o responsável pelo fim da Segunda Guerra Mundial no Pacífico e pelo início da era da bomba atómica. Foi a 6 de agosto de 1945 que os Estados Unidos bombardearam Hiroshima. Dos cerca de 350 mil habitantes da cidade, presume-se que perto de 140 mil tenham morrido na explosão e na consequente onda de choque.

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.