sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas rezam hoje pelas vítimas de Hiroshima

No Japão, milhares de pessoas juntaram-se esta manhã no Parque Memorial da Paz, na cidade de Hiroshima, para lembrar os 70 anos do lançamento da primeira bomba atómica.

© Reuters Staff / Reuters

A multidão rezou pelas vítimas e foi feito um minuto de silêncio à hora exata a que o avião americano lançou a primeira bomba nuclear da história, há 70 anos, a poucos metros de onde se realizou a cerimónia.


Estiveram também presentes representantes de mais de 100 países, entre eles a embaixadora americana no japão, Caroline Kennedy.


Num discurso emotivo, o prefeito de Hiroshima pediu aos líderes mundiais, nomeadamente ao presidente dos estados unidos Barack Obama, que acabem com as armas nucleares.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.